A CONTRIBUIÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Junior Cesar Gonçalves UEMS
  • Rosana Penteado UEMS
  • Viviane Viviane dos Santos UEMS
  • Natalia Catalupe Duarte UEMS
  • Juliana Camila Fischer Karnopp UEMS
  • Alberto Adriano Cavalheiro UEMS

Palavras-chave:

Covid-19, Educação, Redes Sociais

Resumo

Devido a pandemia do COVID-19, houve a necessidade de adequação às medidas sanitárias propostas pelo órgãos de saúde, entre elas, o isolamento social, que tornou-se uma realidade na rotina de todo o mundo. Porém, a percepção do Governo Federal e Estadual era de que a educação enquadrava-se como atividade essencial e assim não poderia parar. Dessa forma, escolas e universidades passaram a adotar sistemas remotos de ensino por meio de canais de mídia e redes sociais. Com o avanço do Coronavírus no país e com necessidade do isolamento social, as tecnologias e suas abrangências possibilitaram a interação entre as pessoas. Os jovens, em especial, dedicam boa parte do seu tempo principalmente a redes sociais. Com o objetivo de amenizar todo o impacto causado na vida dos alunos e contribuir para seu desenvolvimento educacional, o corpo docente da Escola Estadual Vinícius de Moraes desenvolveu, no ano de 2020, o projeto de Plantão de Dúvidas, que contou com apoio do PIBID/UEMS – NAVIRAÍ. O projeto tem a finalidade de utilizar a tecnologia a favor dos alunos, através de ferramentas educacionais, redes sociais e aplicativos de mensagens, como Google Meet e Whatsapp. Para organização do projeto, estabeleceu-se que cada dia da semana um acadêmico do PIBID ficaria responsável pelo atendimento aos alunos do plantão, disponibilizando um link de reuniões do Google Meet para esclarecer as dúvidas relacionadas aos conteúdos da disciplina de Química para o Ensino Médio e também para o Enem. O número do Whatsapp do acadêmico também foi disponibilizado para dar suporte nas dúvidas que surgissem pertinentes aos conteúdos abordados na sala de aula on-line. Durante toda a semana os alunos da escola têm suporte educacional, possibilitando assim uma aproximação com os acadêmicos, que buscam vivenciar a experiência de ser um professor. As atividades propostas foram relevantes para formação dos alunos, ainda mais durante o ensino remoto. No entanto a evasão escolar nessa época foi significativa. A baixa participação dos alunos nas aulas e plantões, muitas vezes provocada pelo medo e desanimo frente à devastação causada pandemia, foi o maior desafio enfrentado. A falta de contato presencial, para trazer essa proximidade entre o Bolsista de Iniciação à Docência e o aluno, também tornou o processo mais complicado. Mas apesar das dificuldades enfrentadas não foram medidos esforços para garantir um ensino de qualidade para os alunos e uma experiência nova que agregou muito conhecimento para os Bolsistas.

Referências

Sem referências

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

Cesar Gonçalves, J., Penteado, R., Viviane dos Santos, V., Catalupe Duarte, N., Camila Fischer Karnopp, J., & Adriano Cavalheiro, A. (2021). A CONTRIBUIÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA. ANAIS DO EGRAD, 7(10). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/8188

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.