BIOLOGIA E PEDAGOGIA/PIBID/UEMS: UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR
Resumen
Este trabalho apresenta as atividades que desenvolvemos no Programa Institucionalde Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/UEMS (2010-2011), especificamente ligada ao
Subprojeto de Pedagogia. Temos como objetivo desenvolver um trabalho interdisciplinar
(Biologia-Pedagogia) voltado ao ensino das Ciências, com turmas do Ensino Fundamental em
uma escola municipal, localizada no município de Dourados (MS). A metodologia do trabalho
consiste em apoiar o trabalho realizado pelas professoras da Escola Municipal Aurora Pedroso
no sentido de desenvolver com os/as alunos/as atividades práticas relacionadas ao conteúdo
que está sendo veiculado em sala de aula, tais como experimentos científicos. Para que isso
ocorra, procuramos envolver as várias linguagens. Como resultado, observamos que, além de
contribuir para o desenvolvimento profissional da bolsista, as relações de trabalho, calcadas
no conceito Vigotskiano de Mediação, promovem um enriquecimento no processo de ensino-
aprendiagem das crianças e permitem a contribuir para o processo de formação continuada
das educadoras que participam do projeto. É importante salientar que a articulação construída
entre as áreas da Pedagogia e da Biologia estão revelando-se como promotoras de um ensino
de qualidade à medida que se complementam.
Descargas
Publicado
2015-04-17
Cómo citar
Sousa, M. de F. R., & Yamin, G. A. (2015). BIOLOGIA E PEDAGOGIA/PIBID/UEMS: UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR. ANAIS DO EGRAD, 1(2). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/818
Número
Sección
ARTIGOS