BIOLOGIA E PEDAGOGIA/PIBID/UEMS: UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Autores/as

  • Maria de Fátima Rodrigues Sousa
  • Giana Amaral Yamin

Resumen

Este  trabalho  apresenta  as  atividades  que  desenvolvemos  no Programa  Institucional
de Bolsa  de  Iniciação  à Docência  –  PIBID/UEMS  (2010-2011),  especificamente  ligada  ao
Subprojeto  de  Pedagogia.  Temos  como  objetivo  desenvolver  um  trabalho  interdisciplinar
(Biologia-Pedagogia) voltado ao ensino das Ciências, com turmas do Ensino Fundamental em
uma escola municipal, localizada no município de Dourados (MS). A metodologia do trabalho
consiste em apoiar o trabalho realizado pelas professoras da Escola Municipal Aurora Pedroso
no  sentido de desenvolver com os/as alunos/as atividades práticas  relacionadas ao conteúdo
que está sendo veiculado em sala de aula,  tais como experimentos científicos. Para que  isso
ocorra, procuramos envolver as várias linguagens. Como resultado, observamos que, além de
contribuir para o desenvolvimento profissional da bolsista, as  relações de  trabalho, calcadas
no conceito Vigotskiano de Mediação, promovem um enriquecimento no processo de ensino-
aprendiagem  das  crianças  e  permitem  a  contribuir  para  o  processo  de  formação  continuada
das educadoras que participam do projeto. É importante salientar que a articulação construída
entre as áreas da Pedagogia e da Biologia estão revelando-se como promotoras de um ensino
de qualidade à medida que se complementam.

Publicado

2015-04-17

Cómo citar

Sousa, M. de F. R., & Yamin, G. A. (2015). BIOLOGIA E PEDAGOGIA/PIBID/UEMS: UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR. ANAIS DO EGRAD, 1(2). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/818

Número

Sección

ARTIGOS