GAMIFICAÇÃO: UMA METODOLOGIA ATIVA NAS MONITORIAS DE QUÍMICA GERAL

Autores/as

  • Évillyn da Silva Reis Ferreira UEMS
  • Daiane Francine Meinerz UEMS
  • George Brand UEMS

Palabras clave:

ensino de química, aprendizagem, lúdico

Resumen

No ensino superior as universidades oferecem o Programa Institucional de Monitoria, o qual é de suma importância, principalmente para os licenciandos, que já podem observar algumas características da prática docente. Considerando que no modelo tradicional de ensino, nem sempre o professor tem atenção do aluno, torna-se importante que licenciandos repensem, desde a graduação, estratégias para suas práticas futuras e utilizem novas formas de ensino-aprendizagem. Dentre as atividades desenvolvidas nas monitorias, deve-se pensar em estratégias para facilitar a compreensão de assuntos que os alunos tenham dificuldades, entre essas estão as metodologias ativas de ensinoaprendizagem. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo analisar se a utilização da
metodologia ativa de gamificação nas atividades de monitoria da disciplina de Química Geral foi capaz de motivar e facilitar a aprendizagem dos estudantes. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa e de levantamento com os alunos do primeiro ano de Licenciatura em Ciências Biológicas, da UEMS, campus de Ivinhema. A monitoria da disciplina foi realizada utilizando a plataforma do Google Meet, com média de quatro alunos por encontro, aqueles que apresentavam mais dificuldades. Utilizou-se então, a metodologia de gamificação através de um jogo, elaborado pela autora, denominado “Show da Química”, o qual é baseado no jogo Show do milhão, e constituído por quatorze perguntas passíveis de adaptação. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário do Google forms, com perguntas relacionadas à gamificação e ao conteúdo da disciplina. Na etapa de coleta de opinião dos alunos quanto ao auxílio da gamificação na compreensão do conteúdo, foram selecionadas duas respostas: i) estudante 1, “Sim, achei muito interessante e dá para pegar com facilidade a matéria e ii) estudante 2, “sim, auxiliou e muito, dá mais empolgação e motivação para estudar mais para a próxima matéria do jogo”. Sobre o que os estudantes acharam do uso da gamificação no ensino/aprendizagem foram destacadas as seguintes respostas: i) estudante 4, “muito legal, porque a gente aprende se divertindo''; ii) estudante 2, “sim, esclareceu de maneira descontraída alguns assuntos que tinha ficado alguma dúvida”. Quando analisada a pergunta quanto a estética e ludicidade do jogo, destacou-se as seguintes afirmações: i) estudante 1: “sim, chamou muito mais a minha atenção por ser bem parecido com o jogo Show do Milhão”; ii) estudante 2: “Gostei muito, pois esclarece de maneira descontraída assuntos que estavam um pouco soltos”. Nas questões de sondagem do conhecimento quanto a afirmação de HClO ser um ácido, todos acertaram, e para a pergunta sobre a nomenclatura de HCl ser ácido hipocloroso, apenas um estudante não respondeu corretamente. De acordo com os resultados, percebe-se um bom aproveitamento e interesse dos estudantes. Destacamos assim, a importância do emprego de estratégias metodológicas ativas nas atividades de monitoria. Assim, este trabalho vem contribuir para a importância dessas metodologias, como a gamificação, em disciplinas consideradas complexas, como a Química. Salientamos contudo que, apesar da Gamificação ser eficaz ela deve ser usada com moderação

Citas

Sem referências

Publicado

2021-12-01

Cómo citar

da Silva Reis Ferreira, Évillyn, Meinerz, D. F., & Brand, G. (2021). GAMIFICAÇÃO: UMA METODOLOGIA ATIVA NAS MONITORIAS DE QUÍMICA GERAL. ANAIS DO EGRAD, 7(10). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/8176

Número

Sección

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE