PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA (PIM) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL (UEMS) DA DISCIPLINA DE GEOMETRIA EUCLIDIANA DO CURSO DE MATEMÁTICA
Resumen
O Programa Institucional de Monitora da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul(PIM-UEMS), é uma iniciativa da instituição com editais anuais que tem como objetivo criar
um espaço de atuação no âmbito universitário onde os alunos que possuem mérito e/ou
rendimento escolar satisfatório atuem como monitores, contribuindo para o aperfeiçoamento
do processo de ensino-aprendizagem, bem como para a interação entre alunos, professores e
técnicos, procurando realizar procedimentos acadêmicos auxiliares nos processos didáticopedagógicos, sob a orientação do professor. Este, preferencialmente lotado em Regime de
Tempo Integral (TI), referendado e acompanhado pelo Colegiado de Curso de modo que
atenda às necessidades institucionais de nivelamento e apoio aos acadêmicos com
dificuldades de adaptação ou de acompanhamento dos conteúdos das disciplinas constantes de
sua grade curricular, e atenda os alunos portadores de deficiência, para sua melhor
ambientação no curso, garantindo o acompanhamento adequado das disciplinas constantes da
grade curricular. Cabe ao monitor cumprir a carga de oito (8) horas semanais, aonde esta pode
ser dividida para a preparação do mesmo e para o atendimento em sala de aula aos alunos que
necessitarem no contra turno do horário do curso. Os bolsistas são do período 2014, da
disciplina de Geometria Euclidiana que faz parte da grade do primeiro ano do curso de
Matemática da UEMS/Unidade de Dourados, e nesse primeiro semestre, além da interação
que já havia citado, tivemos a oportunidade rever e fixar alguns conteúdos que, com o passar
do tempo, já havíamos perdido o contato, uma vez que a professora orientadora nos
disponibiliza todo o material de ensino dela, bem como as listas de exercícios que irá aplicar
em sala, sendo assim, de modo que tenha eficiência em nossa assistência, é necessário que
haja uma revisão dos conteúdos e a resolução das listas de exercícios, para posteriormente
expor aos alunos atendidos em sala. A principal dificuldade que temos encontrados é a pouca
procura por parte dos alunos da disciplina, isso devido á conjectura social dos indivíduos, que
na maioria são moradores de outras cidades e dependem do transporte escolar para a chegada
à instituição, e outros são trabalhadores que residem em nossa cidade, porém só tem o tempo
disponível para o cumprimento do horário de aula.
Descargas
Publicado
2015-03-17
Cómo citar
Nascimento, J. da S. do, Santos, A. G. B. de O., & Leme, H. A. S. (2015). PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA (PIM) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL (UEMS) DA DISCIPLINA DE GEOMETRIA EUCLIDIANA DO CURSO DE MATEMÁTICA. ANAIS DO EGRAD, 1(4). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/697
Número
Sección
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA