MONITORIA DE QUÍMICA GERAL PARA O CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
Resumen
Tendo em vista a extensa grade curricular da matéria de Química Geral e ao alto nível dedificuldade demonstrada pela maioria dos discentes, foi necessária a complementação com
aulas teóricas, regidas dentro da sala de aula, para revisar a teoria aplicada em sala pela
professora bem como, a aplicação e resolução de uma série de listas de exercícios propostas
pela própria professora. Além teve a necessidade de exercícios complementares pesquisados
em bibliografias específicas. Procurou-se condicionar o aluno a adquirir uma
fundamentação teórica necessária para a compreensão dos conceitos, leis e princípios
básicos de Química e também ajudar os alunos a elaborarem um conjunto de conceitos
muito bem relacionados entre si, para criar um raciocínio químico prático. Desta forma,
obteve-se uma boa aceitação dos alunos quanto à metodologia utilizada, entretanto os
alunos continuaram a ter dificuldades devido a base fundamental da química geral dos
mesmos ser debilitada. Obteve-se a aprovação de poucos discentes, houve outros que não
conseguiram atingir a média necessária à aprovação, pode-se concluir que devido ao fato de
terem cursado a grande maioria, senão todo, ensino fundamental e médio em escolas
públicas e nunca terem sido apresentados a diversos tópicos da matéria, não tiveram uma
base muito consolidada em relação à aqueles que estudaram em escolas particulares e que
foram aprovados ou também por não frequentarem às aulas durante todo o semestre, se
limitando apenas às vésperas de provas. Observa -se ainda, que a coordenadora do curso
ficou responsável pela orientação na monitoria, pois a professora vigente da matéria se
afastou em definitivo da universidade.
Descargas
Publicado
2015-03-16
Cómo citar
Ferre, M. F., & Asmus, R. M. F. (2015). MONITORIA DE QUÍMICA GERAL PARA O CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL. ANAIS DO EGRAD, 1(4). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/681
Número
Sección
ENGENHARIAS