MONITORIA DE QUÍMICA ANALÍTICA

Autores/as

  • Vinícius da Silva Rezende UEMS
  • Geny de Fátima Toledo Manfredini Ferreira UEMS

Resumen

A  disciplina  Química  Analítica  oi  oferecida  pelo  curso  de  graduação  em
Engenharia  Ambiental  da  Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Possui carga
horária  semanal  de  6  (seis)  horas-aula,  totalizando,  portanto,  102  horas-aula,  sendo
divididas em 51 horas-aula teóricas e 51 horas-aula práticas. O objetivo precípuo desta
monitoria é atender  os  alunos  individualmente ou em grupos tanto durante os horários
de  atendimento  à  dúvidas,  quanto  em  outros  horários  desde  que,  previamente
agendados, e  ainda  auxiliar o professor orientador em todas as suas atividades práticas
no  laboratório,  auxiliando  na  limpeza  de  vidrarias,  no  preparo  de  experimentos,
reagentes  e  soluções,  instruindo  os  discentes  durante  a  realização  das  análises
laboratoriais.  Nesse  sentido  é  de  se  esperar  a  necessidade  do  monitor,  objetivando
facilitar  o  ensino-aprendizagem.  Por  influxo  deste  cenário,  o  monitor  torna-se
fundamental para o bom desenvolvimento das atividades inerentes a esta disciplina, por
ser  um  elo  entre  professor  e  alunos.  Assim  o  monitor  seguindo  as  orientações  do
professor  orientador  da  referida  disciplina,  e  sempre  supervisionados  por  este,  vem
diminuindo as dúvidas de alunos sobre o conteúdo ministrado pelo docente responsável.
Com o desenvolvimento das atividades inerentes a monitoria, sejam elas vinculadas a
atividade  de  cunho  teórico,  prático  ou  experimental,  constata-se  que  os  alunos  ficam
mais  motivados.  Facilitando,  desta  forma,  a  aprendizagem  dos  conteúdos  teóricos,
práticos  e  experimentais  ministrados.  Nessa  perspectiva,  a  atividade  de  monitoria  da
disciplina  Química  Analítica  vem  demonstrando  ser  bastante  profícua.  Possibilitando
aos alunos de graduação em Engenharia  Ambiental  um sólido embasamento teórico  e
prático  da  Química  Analítica  Aplicada.  Conhecimentos  estes,  indispensáveis  à
continuidade de seus estudos.  Foi notável que com a monitoria da disciplina  Química
Analítica  os  alunos  estão  mais  estimulados  e,  por  conseguinte,  tem  se  dedicado  com
maior entusiasmo a referida disciplina. Os resultados têm sido satisfatórios e bastantes
animadores.  Demonstrando  que  as  atividades  desenvolvidas  pelo  monitor  têm
contribuído  na  redução  dos  índices  de  desistências,  trancamentos  e  reprovações.  De
acordo  com  informações  obtidas  conclui-se  que:  o  trabalho  da  monitoria  tem  sido
extremamente positivo para todas as partes envolvidas.

Publicado

2015-03-16

Cómo citar

Rezende, V. da S., & Ferreira, G. de F. T. M. (2015). MONITORIA DE QUÍMICA ANALÍTICA. ANAIS DO EGRAD, 1(4). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/676

Número

Sección

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA