MONITORIA DE ÁLGEBRA LINEAR NO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

Autores/as

  • Fernanda Gabriele Nascimento Gotardi UEMS
  • Aguinaldo Lenine Alves UEMS

Resumen

O  curso  de  Engenharia  Ambiental  tem  como  objetivo  formar  profissionais  com  os
recursos  necessários  para  atuar  diretamente  sobre  o  meio  ambiente,  buscando  criar
alternativas tecnológicas e projetos que visem  à  diminuição dos impactos ambientais, o
aumento da lucratividade do setor econômico e o desenvolvimento sustentável. Para que
esta formação seja completa os acadêmicos passam por uma série de matérias na área de
exatas, uma delas é a Álgebra Linear, a qual estuda conceitos sobre Matrizes e equações
lineares;  Espaços  vetoriais;  Transformações  Lineares;  Operadores  e  matrizes
diagonalizáveis e Produto interno; a matéria em questão faz parte da grade do segundo
ano  do  curso  e  exige  conhecimentos  básicos  da  matéria  de  Vetores  e  Geometria
Analítica e a mesma serve de base para a disciplina de Cálculo Numérico. A disciplina
de  Álgebra  Linear  é  apontada  como  uma  matéria  de  alto  grau  de  dificuldade  pelos
acadêmicos do curso,  desta forma o objetivo da monitoria é promover a interação entre
o aluno monitor com o orientador e também com os acadêmicos que cursam a matéria
de modo que eles aprimorem seus conhecimentos. A metodologia adotada é baseada no
atendimento em classe  de pequenos grupos de estudantes para sanar dúvidas a respeito
dos exercícios passados pelo professor orientador referente aos conteúdos ministrados
na disciplina, sendo que o aluno monitor disponibilizava algumas horas semanais para
estudo individual com  o intuito de melhor atender aos acadêmicos.  O que se conclui do
trabalho  de  monitoria  é que  se  trata  de  uma  atividade  benéfica  para  o  aluno  monitor,
pois o mesmo aprimora seu conhecimento sobre a matéria anteriormente estudada, para
os  acadêmicos  que  frequentavam  a  monitoria  o  benefício  é  de  assimilar  melhor  a
matéria  e  finalmente,  para  o  orientador,  porque  este  tem  alguém  auxiliando  no
atendimento aos alunos.

Publicado

2015-03-26

Cómo citar

Gotardi, F. G. N., & Alves, A. L. (2015). MONITORIA DE ÁLGEBRA LINEAR NO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL. ANAIS DO EGRAD, 1(4). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/665

Número

Sección

ENGENHARIAS