EXPERIÊNCIA COMO ALUNO-MONITOR NA MATÉRIA DE TEORIA GERAL DO PROCESSO: CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS
Resumen
O curso de direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul possui, em suagrade, a previsão da matéria de Teoria Geral do Processo, que é ministrada no segundo
ano de faculdade. Essa disciplina viabiliza a possibilidade de que alunos que já a
cursaram, possa auxiliar o professor titular da matéria trabalhando como aluno-monitor.
Com a aprovação em um processo seletivo feito a partir de critérios estabelecidos em
edital, o monitor tem a possibilidade de passar os conhecimentos que adquiriu para os
colegas que estão cursando a disciplina. O presente trabalho tem por objetivo analisar, a
partir da experiência de um aluno-monitor, as contribuições e as perspectivas que a
oportunidade em ser monitor geraram em sua vida acadêmica, bem como investigar as
contribuições da monitoria nos estudos das pessoas que participaram do programa. A
partir da análise da experiência, foi possível constatar que eram realizados encontros
semanais entre o monitor e a turma. Nesses encontros eram propostas atividades como,
por exemplo, resolução de questões e, a partir de um trabalho conjunto, as dúvidas
surgidas eram resolvidas. Com isso houveram significativas contribuições tanto para o
monitor quanto para os alunos que participavam dos encontros, pois os trabalhos
desenvolvidos viabilizavam uma interação entre o grupo que contribuíram para a
facilitação do diálogo, bem como para o aprimoramento do conhecimento construído
em sala de aula. Além disso, havia interação entre o professor-orientador e o aluno
monitor em busca da melhor metodologia para o aprimoramento dos graduandos na
disciplina, objeto do trabalho.
Descargas
Publicado
2015-03-16
Cómo citar
Tizzo, L. S., & Mendonça, E. M. de. (2015). EXPERIÊNCIA COMO ALUNO-MONITOR NA MATÉRIA DE TEORIA GERAL DO PROCESSO: CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS. ANAIS DO EGRAD, 1(4). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/656
Número
Sección
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS