CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM QUÍMICA ANALÍTICA

Autores/as

  • Matheus Marques Dias UEMS
  • Claudia Andrea Lima Cardoso UEMS

Resumen

As  monitorias  têm  sido  atualmente  muito  utilizadas  pelas  universidades  como  processos
auxiliares  de  ensino,  nos  quais  os  discentes  monitores  são  selecionados  para  auxiliar  os
professores  no  desenvolvimento  e  aperfeiçoamento  de  algumas  das  atividades  técnicodidáticas.  Esta  atividade  é  um  recurso  extra  para  auxiliar  os  discentes  da  disciplina  no
processo  de  aprendizagem.  O  objetivo  desse  trabalho  foi  avaliar  qualitativamente  a
contribuição  exercida  pela  monitoria  de  Química  Analítica  Experimental  na  Universidade
Estadual  do  Mato  Grosso  do  Sul  –  UEMS,  através  de  encontros  semanais  com  horários
estabelecidos e  auxílio nas atividades práticas realizadas no laboratório.  Pela quantidade de
alunos matriculados na disciplina, poucos frequentaram os encontros. Destes, observou-se que
a  grande  dificuldade  está  concentrada  na  parte  de  cálculos  da  disciplina;  em  experimentos
envolvendo calibração de vidrarias, métodos de volumetria e gravimetria, por exemplo. Dessa
forma, foi realizado atendimento a grupos de  alunos  relativos aos  conteúdos empregados nas
atividades  práticas,  sanando  dúvidas  com  relação  ao  preparo  dos  relatórios  e  auxiliando  no
desenvolvimento  de  cálculos  e  pré-cálculos,  com  a  finalidade  de  avaliar  os  procedimentos
analíticos  empregados,  assim  como  a  resolução  de  listas  de  exercícios.  Mesmo  sendo  uma
disciplina  que é ministrada após as disciplinas teóricas de  Química Analítica, percebe-se que
falta uma base matemática nas disciplinas iniciais do curso, ou até mesmo um programa de
monitoria  voltado  à  essas  matérias.  Através  da  experiência  no  Programa  Institucional  de
Monitoria,  houve  significativas  contribuições  a  minha  formação  como:  trabalhar  com  os
alunos  no ambiente de laboratório e auxílio no  preparo  das aulas práticas, entre outros. Estas
atividades  constituem estímulo aos monitores para inserção em outras atividades, tais como
projetos de extensão, docência e pesquisa.

Publicado

2015-04-08

Cómo citar

Dias, M. M., & Cardoso, C. A. L. (2015). CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM QUÍMICA ANALÍTICA. ANAIS DO EGRAD, 1(4). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/649

Número

Sección

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Artículos más leídos del mismo autor/a