CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM QUÍMICA ANALÍTICA
Resumen
As monitorias têm sido atualmente muito utilizadas pelas universidades como processosauxiliares de ensino, nos quais os discentes monitores são selecionados para auxiliar os
professores no desenvolvimento e aperfeiçoamento de algumas das atividades técnicodidáticas. Esta atividade é um recurso extra para auxiliar os discentes da disciplina no
processo de aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi avaliar qualitativamente a
contribuição exercida pela monitoria de Química Analítica Experimental na Universidade
Estadual do Mato Grosso do Sul – UEMS, através de encontros semanais com horários
estabelecidos e auxílio nas atividades práticas realizadas no laboratório. Pela quantidade de
alunos matriculados na disciplina, poucos frequentaram os encontros. Destes, observou-se que
a grande dificuldade está concentrada na parte de cálculos da disciplina; em experimentos
envolvendo calibração de vidrarias, métodos de volumetria e gravimetria, por exemplo. Dessa
forma, foi realizado atendimento a grupos de alunos relativos aos conteúdos empregados nas
atividades práticas, sanando dúvidas com relação ao preparo dos relatórios e auxiliando no
desenvolvimento de cálculos e pré-cálculos, com a finalidade de avaliar os procedimentos
analíticos empregados, assim como a resolução de listas de exercícios. Mesmo sendo uma
disciplina que é ministrada após as disciplinas teóricas de Química Analítica, percebe-se que
falta uma base matemática nas disciplinas iniciais do curso, ou até mesmo um programa de
monitoria voltado à essas matérias. Através da experiência no Programa Institucional de
Monitoria, houve significativas contribuições a minha formação como: trabalhar com os
alunos no ambiente de laboratório e auxílio no preparo das aulas práticas, entre outros. Estas
atividades constituem estímulo aos monitores para inserção em outras atividades, tais como
projetos de extensão, docência e pesquisa.
Descargas
Publicado
2015-04-08
Cómo citar
Dias, M. M., & Cardoso, C. A. L. (2015). CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM QUÍMICA ANALÍTICA. ANAIS DO EGRAD, 1(4). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/649
Número
Sección
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA