VIVENCIANDO A DOCÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores/as

  • Thais Caroline Raulino Marciano
  • Mirian Xavier

Resumen

Esse trabalho tem como objetivo descrever as atividades realizadas durante Estágio Curricular Supervisionado de Ciências do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Trata de experiências vivenciadas no ensino fundamental em uma Escola
Municipal rural, localizada em Vila Formosa, município de Dourados, Mato Grosso do Sul. Durante
o estágio foi analisada a metodologia de ensino dos professores de ciências, além dos materiais didáticos, a estrutura e recursos disponíveis na escola, funcionamento da biblioteca e sala de vídeo. A
Escola é rural, dispõe de uma boa infraestrutura, entretanto, a maior parte das atividades ocorrem
em sala de aula, pois a escola não dispõe de laboratórios. Uma grande parcela dos alunos mora em
fazendas e sítios, dependendo de condução para chegarem a escola. O ensino fundamental é oferecido no período vespertino, com máximo de 24 alunos em sala. A biblioteca disponibiliza livros apenas de literatura ou para recorte. A sala de tecnologia possui 20 computadores, mas a maioria apresenta defeitos, a internet não suporta a necessidades de todos os alunos de uma mesma sala utilizarem ao mesmo tempo. O recurso utilizado, é na maioria das vezes, apenas o livro didático. Também
foi possível perceber que o professor usa a metodologia de aulas expositivas considerando sempre o
conhecimento prévio dos alunos, fazendo questionamentos sobre o que os alunos já conhecem sobre
determinado assunto. No estágio de participação auxiliei em sala de aula, aulas práticas, preparação
de atividades adaptadas para alunos com deficiência e correção de trabalhos e provas. No estágio de
regência, ministrei o conteúdo de química para o nono ano, sobre modelos atômicos, distribuição
eletrônica e tabela periódica, através de aulas expositivas, considerando o conhecimento prévio dos
alunos, através de questionamentos relacionando a conteúdos que eles já conheciam. Após, apliquei
listas de atividades referentes aos conteúdos abordados que foram corrigidas no quadro com a participação dos alunos. Para finalizar utilizei um jogo de perguntas abordando todos os conteúdos trabalhados. Ao final, foi possível concluir que o Estágio Curricular Supervisionado em Ciências é de
extrema importância para o licenciado, pois é o momento de compreender e refletir sobre o funcionamento de uma sala de aula e da escola como um todo. Além disso, foi possível evidenciar que as
metodologias têm efeito positivo e facilitam o aprendizado dos alunos.

Publicado

2019-12-12

Cómo citar

Marciano, T. C. R., & Xavier, M. (2019). VIVENCIANDO A DOCÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/6032

Número

Sección

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Artículos más leídos del mismo autor/a