UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Pollyanne Cambuhy Rodrigues
  • Giani Lopes Bergamo Missirian
  • Elizabete Velter Borges
  • Janaina Romeiro Alves da Silva Chencarek

Resumo

O estágio supervisionado é muito importante no processo de formação de professores, pois traz a
oportunidade de vivenciar a prática docente. Desse modo, o presente trabalho teve por objetivo analisar as atividades vivenciadas durante o estágio no 3° ano do Ensino Fundamental em uma escola
municipal, em Dourados, MS. A turma contava com 27 alunos na faixa etária dos 8 a 9 anos. Foi
abordada a alimentação saudável. Disponibilizou-se um texto sobre o tema em que cada aluno leu,
sendo pausado para explicar. Foi feito um quadro na lousa e preenchido com o que cada um mais
gostava de comer e em grupos confeccionaram um cartaz com tais figuras de alimentos. Sobre a pirâmide alimentar, todos sabiam, responderam de forma significativa, identificando os alimentos
dentro dela. Depois, representamos a pirâmide no chão da sala com fita adesiva e rótulos de alimentos, todos os alunos ajudaram, e foram respondendo perguntas sobre ela. Ao serem indagados sobre
sua alimentação, registraram o que comem durante todo o dia, comparamos o que é saudável e não.
Falou-se sobre a origem do arroz e do feijão, para isso usou-se um texto, alguns leram, e fomos pausando para explicar. Quanto a origem do pão, também leu-se um texto, e foi trabalhada a matemática, o kg e mL. A receita do pão foi escrita no quadro e trabalhamos as quantidades, por meio de
uma atividade impressa. No último dia foi feita a receita de um lanche natural e suco de laranja.
Trabalhamos as quantidades e a limpeza do alimento. Com a ajuda dos alunos, cortou-se as laranjas,
cenouras, alface, desfiou-se o frango e fez-se o suco. Eles se serviram e comeram. Nas atividades
realizadas, todos participaram de maneira significativa, alguns com mais dificuldade na leitura, e
respondiam todas as perguntas com êxito. Portanto, essa modalidade de estágio foi de extrema importância para nossa futura carreira como Pedagogos, mostrando-nos o que realmente é uma sala de
aula, o que vamos enfrentar no dia a dia e que precisamos estar mais que preparados.

Downloads

Publicado

2019-12-09

Como Citar

Rodrigues, P. C., Missirian, G. L. B., Borges, E. V., & Chencarek, J. R. A. da S. (2019). UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/6028

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)