PROJETO DE MONITORIA E DESENVOLVIMENTO DE TRABALHOS CIENTIFICOS

Autores

  • Weliton Dourisboure Viana
  • Crislaine Batista Prates Araújo
  • André Molina Neto
  • Alberto Adriano Cavalheiro

Resumo

Os projetos desenvolvidos em sala de aula, tem como finalidade o auxílio dos alunos na matéria de
química e no desenvolvimento teórico de projetos científicos para feiras de ciência e tecnologia. O
objetivo da monitoria é facilitar o entendimento da matéria na semana que antecede a prova. Para os
trabalhos científicos, contribui-se no desenvolvimento escrito para inclusão e apresentação de
projetos nas demais feiras. São elaboradas listas de exercícios que possam auxiliar os alunos para
uma melhor compreensão do conteúdo (química) abordado em sala de aula no respectivo bimestre,
de forma que venha beneficiar o progresso dos alunos na prova. Através de oficinas de ciências e
engenharias estabelecidos na unidade escolar, os alunos, juntamente com os professores da área,
realizam projetos específicos de acordo com o tema estipulado. Exemplo: “o scanner de varredura
térmica por excitação da variação de calor exotérmico de compostos orgânicos”, que se trata de um
equipamento capaz de identificar substâncias através de odores emitidos na queima de determinados
compostos. Para inscrição e participação nas feiras (FERCITEN, FETEC e FEBRACE), faz-se
necessário a elaboração do projeto escrito, onde assessoramos o desenvolvimentos do mesmo
fundamentando-o e estruturando-o de acordo com o que foi elaborado pelos alunos, e nas normas
estabelecida por cada feira. Os resultados obtidos com a monitoria tem sido satisfatórios, tendo em
vista que muitos alunos são beneficiados e com isso houve uma melhoria significativa em suas
notas. Com os projetos, os resultados são ainda maiores, já que os mesmos já foram selecionados
para diversas feiras a nível municipal, estadual e federal, como a FEBRACE que é a feira brasileira
de ciência e engenharia. Sendo assim, temos uma maior proximidade e interação com os alunos e
professores, dentro e fora da sala de aula, adquirindo assim, ainda mais conhecimento e experiência
para nossa futura formação docente.

Downloads

Publicado

2019-11-26

Como Citar

Viana, W. D., Araújo, C. B. P., Molina Neto, A., & Cavalheiro, A. A. (2019). PROJETO DE MONITORIA E DESENVOLVIMENTO DE TRABALHOS CIENTIFICOS. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/6012

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)