NOVAS TECNOLOGIAS E ENSINO DE CIÊNCIAS: ELABORANDO ATIVIDADES COM O LEGO MINDSTORMS PARA INTEGRAR UM CURSO/OFICINA DE ROBÓTICA PARA ESTUDANTES DE ENSINO BÁSICO

Autores

  • Lucas Lins Guimarães
  • Jorge Luíz Fernandes Cardoso
  • Cecília Maria Pinto do Nascimento

Resumo

Ciência e Tecnologia (C&T) são um par decisivo/decisório ao longo da história da produção da
sociedade moderna. As Novas Tecnologias da Comunicação e Informação (NTCI) são os exemplos
mais sensíveis que temos de pesquisas e produtos em C&T, e da mesma maneira que essas, também
não estão acessíveis de forma justa a toda a população. Entre as NTCI, as que oferecem maior
possibilidade de associação com outros campos do saber são: Realidade Aumentada, Realidade
Virtual, Robótica. Na robótica, dentre os conjuntos pré-moldados, o mais disseminado é o LEGO
Mindstorms e crescem os trabalhos que procuram refletir sobre como integrar estes aos currículos
de ensino de Física com diferentes abordagens teórico-práticas. Contudo, a região de Dourados
carece de projetos de ensino, pesquisa e extensão nessa temática e em ações que contribuíam para
diminuir as exclusões de acesso ao conhecimento e aos materiais tecnológicos nas escolas públicas.
Nesse sentido, foi proposta a elaboração de atividades com o uso do conjunto LEGO Mindstorms
para o Ensino de Física a fim de compor oficinas de Robótica na região de Dourados para alunos do
ensino médio da rede pública. Porém, o processo de aquisição dos conjuntos LEGO pelo curso de
Licenciatura em Física levou um tempo maior que o previsto e decidiu-se contribuir no processo de
desenvolvimento de robôs de baixo custo com Arduino, já iniciado por outros bolsistas PIBEX. As
atividades foram realizadas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UEMS, de 15 a
21 de outubro. Após a chegada dos conjuntos LEGO, os encontros semanais foram dedicados à
familiarização com a nova tecnologia – montagem e programação – assim como ao
desenvolvimento de oficinas pedagógicas. Como a E. E. Floriano Viegas Machado tornou-se
parceira no projeto de extensão, tendo inclusive implantado um curso de robótica voltado para a
participação de alunos na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), decidiu-se contribuir com o
grupo de alunos do curso a partir da oferta das atividades com o uso do conjunto LEGO. As
atividades tiveram início em abril de 2019, com encontros semanais na escola, no contraturno dos
alunos (parte da tarde) onde houve avanços significativos na construção de modelos e na
programação do LEGO que utiliza a linguagem de blocos lógicos, LOGO. Assim, alunos que não
tinham nenhum meio de interação com o conjunto LEGO, por ser de significativo valor aquisitivo,
puderam expandir seus conhecimentos em robótica, comparar com os construídos com Arduino,
serem iniciados na programação por blocos lógicos, entenderem conceitos físicos por meio dos
sensores. Destaca-se também que o projeto possibilitou a inscrição do grupo de alunos na OBR de
2019, sendo esta a primeira vez que a escola participará com um conjunto LEGO e um robô
desenvolvido pelo grupo.

Downloads

Publicado

2019-11-12

Como Citar

Guimarães, L. L., Cardoso, J. L. F., & Nascimento, C. M. P. do. (2019). NOVAS TECNOLOGIAS E ENSINO DE CIÊNCIAS: ELABORANDO ATIVIDADES COM O LEGO MINDSTORMS PARA INTEGRAR UM CURSO/OFICINA DE ROBÓTICA PARA ESTUDANTES DE ENSINO BÁSICO. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/5996

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)