LEITURA, ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO: SUPORTE PARA A PROVA BRASIL
Resumen
Esta apresentação está relacionada a um Projeto de ensino- PIBID de Língua Portuguesa que está sendo desenvolvido no ensino fundamental II , de uma escola pública. O PIBID trata de um programa institucional de bolsa de iniciação a docência vinculado a UEMS, com a finalidade de apoiar os alunos da licenciatura plena em sua formação docente. A elaboração do projeto na escola justifica-se pela necessidade de subsidiar os professores nas ações de língua portuguesa e elevar o IDEB, de maneira que esta alcance ou supere o resultado atual. Entende-se que melhorar o IDEB não significa apenas obter uma boa nota, mas subsidiar o ensino e, consequentemente a aprendizagem, no que tange às competências leitoras. Assim, este estudo tem como objetivo aprimorar a leitura, escrita e a interpretação de textos visando contribuir com o ensino e aprendizagem da língua portuguesa e consequentemente melhorar o resultado na Prova Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, permeando leitura de textos, compreensão dialogando o tempo todo com as outras áreas do conhecimento, de maneira que aluno e professor são sujeitos da ação. Considerou-se os descritores da prova brasil como ponto de partida para execução das ações propostas, e como estratégias para elaboração das atividades do projeto. O público alvo foram os alunos do nono ano totalizando em média cento e vinte alunos. Teóricos como: ZILBERMAN E SILVA (2002); MARCUSCHI (2005) ; KOCH E ELIAS (2014) e outros nortearam os estudos teóricos do projeto acerca dos procedimentos de leitura, implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto, e na compreensão dos descritores. Os resultados parciais apontam para um grande número de alunos que ainda apresentam dificuldades quanto a leitura, estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto, escrita e interpretação e a necessidade de trabalhar atividades referentes aos descritores da prova brasil na área de língua portuguesa de maneira mais continua.