CONTRIBUIÇÃO DO PIBID DE BIOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO “PROJETO SEGUINDO EM FRENTE”

Autores/as

  • Aline Gisele Bronzatti
  • Bruno Hudson Ribeiro Pereira
  • Márcia do Valle Carolino Silva
  • Rosana Conceição Vieira Maranhão
  • Alessandra dos Santos Olmedo
  • Mírian Xavier

Resumen

O “Projeto Seguindo em Frente” atende jovens com faixa etária de 15 a 17 anos que ainda não concluíram o ensino fundamental e é dividido em duas etapas: Nível I e II. O primeiro nível atende alunos que não concluíram o 6° e 7° anos, e o segundo, 8° e 9° anos. O projeto oferece a oportunidade desses jovens de experimentarem diversas formas de interação, de adquirirem novos conhecimentos, de obterem uma nova visão de mundo e elevarem seu grau de escolaridade possibilitando, posteriormente, o ingresso no ensino médio e no ensino superior. Este trabalho tem como objetivo descrever uma atividade sobre ciclo da água, desenvolvida com os alunos do projeto “Projeto Seguindo em Frente” - Nível I, da Escola Vilmar Vieira Matos, Dourados-MS, aplicada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), do curso de Ciências Biológicas. A atividade foi realizada no primeiro semestre de 2016 e teve início com a demonstração de um copo cheio de água gelada aos alunos, onde os mesmos observaram algumas gotículas de água formada ao redor do recipiente. A seguir, foram feitos alguns questionamentos sobre qual a relação do aparecimento das gotas com os processos que envolvem o ciclo da água (condensação, evaporação, transpiração, precipitação, infiltração). Após os alunos ficarem em dúvidas, para instigar ainda mais a curiosidade, foi questionado sobre a relação existente entre a formação das gotas de água do copo e a formação dos rios. Após a discussão, foi exibido um vídeo intitulado, “De onde vem à água do rio”? que tratava da formação de um rio e como o ciclo da água atua nesse processo. Durante a exibição do vídeo, foram feitas várias pausas para que fossem respondidas questões que foram surgindo a partir do mesmo. Ao final da atividade os alunos perceberam que as gotas de água ao redor do copo era resultado do processo de condensação. Processo também necessário para que haja formação de nuvens, precipitação de chuva e, consequentemente, fornecimento de água para os rios, o que evidencia a importância desse no ciclo da água. Ao final, foi possível evidenciar, que atividades dessa natureza explicita a importância de estabelecer relações entre os conceitos científicos e os conceitos cotidianos dos alunos, com objetivo de facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, demonstra a importância do PIBID no processo de formação do licenciado, pois faz com que estes busquem diferentes metodologias a serem aplicadas aos conteúdos de ciências e biologia e oportuniza o processo de reflexão dos resultados dessas experiências vivenciadas na escola.

Publicado

2017-02-15

Cómo citar

Bronzatti, A. G., Pereira, B. H. R., Silva, M. do V. C., Maranhão, R. C. V., Olmedo, A. dos S., & Xavier, M. (2017). CONTRIBUIÇÃO DO PIBID DE BIOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO “PROJETO SEGUINDO EM FRENTE”. ANAIS DO EGRAD, 3(6). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/3932

Número

Sección

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Artículos más leídos del mismo autor/a