A MONITORIA ATRAVÉS DO MOODLE/UEMS: A EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA “TURISMO E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - EAD”

Autores/as

  • Marineuza Oliveira de Jesus
  • Camila de Brito Quadros Lara

Resumen

O objetivo central da monitoria é contribuir para o processo de ensino-aprendizagem no âmbito universitário, possibilitando ao acadêmico auxiliar nas práticas didático-pedagógicas, sob a orientação do professor responsável pela disciplina a ser monitorada. A experiência na disciplina “Turismo e Ambiente Virtual de Aprendizagem - EaD” foi extremamente relevante para o curso de Turismo neste ano, pois ocorreu de forma pioneira nesta disciplina, sendo fundamental para a inserção dos acadêmicos monitorados aos recursos tecnológicos e a aproximação dos mesmos com a realidade atual da modalidade de ensino a distância. A referida disciplina é desenvolvida através de Unidades ou Módulos, operacionalizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, e inserida na plataforma Moodle UEMS, utilizando em suas práticas, tecnologias de informação e comunicação que visam à interação e o aprendizado dos acadêmicos. Nesse sentido, a monitoria foi importante, pois atuou enquanto apoio pedagógico em relação às ferramentas virtuais utilizadas na comunicação professor-aluno, como por exemplo, nos chats, webconferências, fóruns de discussão, envio de arquivos com atividades avaliativas e suporte na formatação destes, interação através das mensagens no ambiente, dentre outras. O trabalho da monitoria de quatro horas semanais foi realizado no Laboratório de Ciências do Turismo - CIENTUR, durante o 1º semestre nas noites de sextas-feiras, pois neste dia a turma não tem oferta de aula presencial em sua grade curricular semestral. Assim, a monitoria foi oferecida para os acadêmicos do 1º ano, os quais utilizaram as instalações, os computadores e a internet do laboratório, possibilitando o acesso à sala virtual. Outra questão interessante a se mencionar é que essa disciplina tem o papel de capacitar o aluno para outras diversas disciplinas a distância contempladas na graduação, para que o mesmo possa entender os vários aspectos do turismo, sobretudo compreendendo o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como uma ferramenta inovadora para sua atuação profissional. Dessa forma, o Programa Institucional de Monitoria da UEMS proporcionou a complementação do aprendizado do acadêmico ingressante no curso de Turismo, através do suporte às dificuldades de ambientação, adaptação, acompanhamento dos conteúdos ministrados e mediação pedagógica no ambiente virtual. Além disso, atingiu aos objetivos na medida em que me possibilitou conhecimento, experiência didática, oportunidade de sociabilidade com outros alunos, interação e aprofundamento acadêmico.

 

Publicado

2016-12-15

Cómo citar

Jesus, M. O. de, & Lara, C. de B. Q. (2016). A MONITORIA ATRAVÉS DO MOODLE/UEMS: A EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA “TURISMO E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - EAD”. ANAIS DO EGRAD, 3(6). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/3508

Número

Sección

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

Artículos más leídos del mismo autor/a