MONITORIA DE MORFOLOGIA VEGETAL CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores/as

  • Marinez Salvador Inacio
  • Natália Hilgert de Souza Carnevali

Resumen

A monitoria é entendida como instrumento para a melhoria do ensino, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática. O trabalho da monitoria contribui para o desenvolvimento de competências pedagógicas e auxilio aos acadêmicos na compreensão e produção do conhecimento, pois é uma atividade formativa de ensino. Objetiva ainda despertar no monitor o interesse pela docência, mediante o desempenho de atividades ligadas ao ensino, possibilitando a experiência da vida acadêmica, por meio da participação em diversas funções da organização e desenvolvimento das disciplinas, além de possibilitar a apropriação de habilidades em atividades didáticas. O presente trabalho teve como objetivo auxiliar os acadêmicos na compreensão da disciplina de Morfologia Vegetal do segundo ano do curso de Ciências Biológicas da unidade universitária de Mundo Novo. A metodologia aplicada foi baseada em diálogos e discussão coletiva e/ou individualmente, sendo essas na biblioteca da Unidade e em salas de aulas, por meio de estudos e na experiência adquirida pelo monitor durante o curso. O foco das aulas foi auxiliar os alunos em atividades didáticas, tais como elaboração de exsicatas de folhas, classificação de flores e propagação vegetativa, além de coleta de flores, folhas, raízes e caules para a utilização em aulas práticas. Os acadêmicos tiveram uma participação ativa no desenvolvimento das atividades didáticas. Com base nos resultados obtidos, pode-se observar que grande parte dos alunos que participaram da monitoria conseguiu acompanhar as atividades de Morfologia Vegetal, resultando em notas satisfatórias no decorrer da disciplina. Conclui-se que a monitoria é um estímulo que exige comprometimento e responsabilidade dos alunos monitores, os ensinamentos adquiridos junto ao professor orientador e aos alunos monitorados integraram-se à carga intelectual e social do aluno monitor, revelando-lhe novos horizontes e perspectivas acadêmicas e que contribuiu para o conhecimento dos conteúdos de Morfologia Vegetal para os acadêmicos que buscaram esse auxílio em seus estudos.

Publicado

2016-12-15

Cómo citar

Inacio, M. S., & Carnevali, N. H. de S. (2016). MONITORIA DE MORFOLOGIA VEGETAL CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. ANAIS DO EGRAD, 3(6). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/3507

Número

Sección

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Artículos más leídos del mismo autor/a