VITRINE TECNOLÓGICA NA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS
Resumen
As plantas daninhas competem com as plantas cultivadas por espaço, luz, água e nutrientes. Para realizar o controle eficaz das espécies nocivas é necessário o uso de tecnologias, para realizar o manejo integrado das espécies invasoras. Entre as tecnologias estão os diferentes métodos de controle (químico, mecânico, biológico e cultural) em sistemas de produção de espécies cultivadas anuais e perenes. Dessa forma, a monitoria possibilita ao acadêmico o acompanhamento na condução de vitrine tecnológica da disciplina de ciência de plantas daninhas. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas durante a disciplina de ciência das plantas daninhas, do curso de agronomia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Cassilândia, MS. As atividades foram realizadas no primeiro semestre de 2015, com acompanhamento de acadêmicos do 3° ano de agronomia. Num primeiro momento foi realizada a instalação de vitrine tecnológica em condições de campo, da Fazenda Experimental da UEMS. Cada grupo foi composto por cinco acadêmicos que realizaram o plantio de duas parcelas experimentais medindo 5 metros de largura por cinco metros de comprimento, no espaçamento e densidade de plantio de acordo com cada espécie cultivada. Foram conduzidas parcelas experimentais das culturas de soja, milho, algodão, arroz, feijão, feijão preto, cana-de-açúcar, milheto, crotalária e espécies ornamentais. No decorrer do semestre foi realizado o acompanhamento de cada parcela, realizando-se a identificação das espécies de plantas daninhas presentes e acompanhamento do desenvolvimento vegetativo e reprodutivo das culturas plantadas. No final do trabalho foi realizado o evento intitulado: Encontro Técnico e Dia de Campo de Plantas Daninhas, Adubos Verdes e Gestão Ambiental, com participação de 120 acadêmicos de agronomia. O monitor da disciplina auxiliou na organização do evento. Ao longo do período da monitoria, pode-se observar que os acadêmicos se mostraram motivados para conduzir a vitrine tecnológica que serviu na divulgação de informações de ciência das plantas daninhas.