MANUTENÇÃO E DIFICULDADES DA OPERAÇÃO DO PILOTO AUTOMÁTICO AGRÍCOLA NO PLANTIO MECANIZADO DE CANA-DE-AÇÚCAR
Resumen
A agricultura de precisão (AP) é um sistema de gestão da produção agrícola que, baseados em estudos da variabilidade de solos e clima de dados específicos de áreas geograficamente referenciadas, implanta-se o processo de automação agrícola para que as lavouras e sistemas de produção sejam otimizados para uma maior produção com menores custos. No setor canavieiro, o recurso tecnológico mais aplicado da agricultura de precisão (AP) é o Piloto Automático (PA) em que, utilizando o posicionamento por satélite, é capaz de conduzir os conjuntos mecanizados, como preparo do solo, plantio e colheita em um trajeto definido pelo operador em campo. As principais partes que compõe um típico aparelho de piloto automático agrícola são; monitor FMX (tela); antena; controladora (NaveControl); fluxômetro e sensor de roda. Portanto, com a aplicação da PA e outros recursos tecnológicos nas lavouras canavieiras espera-se a divulgação e disseminação da Agricultura de precisão para as demais culturas no Estado de Mato Grosso do Sul. Este estudo teve o objetivo de caracterizar a aplicação do PA em lavouras comerciais de uma Usina Sucroenergética da região de Rio Brilhante/MS e diagnosticar, através de um questionário aplicado em diferentes turnos, as principais dificuldades encontradas pelos operadores e as suas causas. O piloto automático está sendo utilizado nestas lavouras na topografia, plantio mecanizado e quebra lombo (cultivo). O operador agrícola deve executar as seguintes operações para o uso do PA: Ligar, selecionar ou criar novo trabalho, verificar o sinal GPS e RTK, verificar calibração do GPS, identificar cintilação, tirar reta ou curva AB, ativar o PA, identificar o número de leiras, selecionar outra área, identificar a distância fora da linha, verificar falha e troca de canal da base para a repetidora. Atualmente, a Usina possui 18 operadores agrícolas distribuídos nos três turnos de trabalho apresentando uma média de: idade de 33 anos, experiência profissional de 7 anos e 2 anos de trabalho em piloto automático (PA) sendo que as maiores dificuldades na configuração do PA foi apagar a falha e a troca de canal da base para a repetidora.