MONITORIA – ENCONTRANDO FORMAS DE ATENDER OS ESTUDANTES EM SUAS DIFERENTES REALIDADES

Authors

  • Isabella Benites Pedrosa UEMS
  • Rita de Cássia Aparecida Pacheco Limberti UEMS

Keywords:

Universidade, Permanência, Incentivo

Abstract

A monitoria consiste em proporcionar ao acadêmico discente a possibilidade de atuar como monitor em turmas anteriores à sua no intuito de auxiliar os estudantes em uma determinada disciplina, contribuindo positivamente para o processo de ensino/aprendizagem.Tal atividade acadêmica tem como objetivo apoiar o aprendizado daqueles que possuem dificuldades, reforçar o conteúdo que é trabalhado em sala de aula, esclarecer possíveis dúvidas dos estudantes, além de promover a interação entre colegas. No campus da UEMS de Jardim, na disciplina de Língua Portuguesa III, ministrada na 3° série do curso de Letras (Português/Inglês) pela Professora Doutora Rita de Cássia Aparecida Pacheco Limberti, a monitoria é realizada pela acadêmica Isabella Benites Pedrosa, discente da 4° série do curso. Com o intuito de contemplar todos os estudantes e abarcar suas realidades – considerando-se que muitos residem em outros municípios e precisam se locomover de ônibus até Jardim para frequentar as aulas no período noturno -, a monitoria é realizada de forma on-line, dentro do formato de vídeo-chamada, com o auxílio da plataforma Google Meet. As sessões de atendimento ocorrem com duração de uma hora, em um dia selecionado da semana, para que os estudantes de diferentes localidades possam vir a participar. A monitora dispõe também da rede social WhatsApp, na qual um grupo foi criado para a disciplina, formado pelos alunos da turma, pela professora e pela acadêmica monitora para facilitar a interação, veicular informes e arquivos de nteresse e para que os acadêmicos possam entrar em contato para esclarecer dúvidas e serem atendidos. O resultado é satisfatório, já que, de alguma forma, todos os estudantes são contemplados. Aqueles que preferirem, têm a possibilidade de procurar a monitora no campus nos horários de intervalo, ou um pouco antes do horário de início das aulas. A monitoria é um projeto de ensino que busca dar um suporte aos acadêmicos; sendo assim, é de suma importância que a realidade dos alunos seja levada em conta. Como o campus da UEMS de Jardim atende estudantes também vindos de Bela Vista, Caracol, Bonito, Nioaque e Guia Lopes da Laguna, é necessário encontrar maneiras de melhor atender e de amparar a todos, de forma igualitária e não excludente.

Author Biographies

Isabella Benites Pedrosa, UEMS

Monitora Acadêmica do curso de Letras da Unidade Universitária de Jardim

Rita de Cássia Aparecida Pacheco Limberti, UEMS

Supervisora da monitoria Docente da disciplina Língua Portuguesa III, no curso de Letras da Unidade Universitária de Jardim

References

Sem referências

Published

2024-01-30

How to Cite

Benites Pedrosa, I., & de Cássia Aparecida Pacheco Limberti, R. (2024). MONITORIA – ENCONTRANDO FORMAS DE ATENDER OS ESTUDANTES EM SUAS DIFERENTES REALIDADES. ANAIS DO EGRAD, (12). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9609

Issue

Section

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

Most read articles by the same author(s)