MONITORIA – ENCONTRANDO FORMAS DE ATENDER OS ESTUDANTES EM SUAS DIFERENTES REALIDADES
Keywords:
Universidade, Permanência, IncentivoAbstract
A monitoria consiste em proporcionar ao acadêmico discente a possibilidade de atuar como monitor em turmas anteriores à sua no intuito de auxiliar os estudantes em uma determinada disciplina, contribuindo positivamente para o processo de ensino/aprendizagem.Tal atividade acadêmica tem como objetivo apoiar o aprendizado daqueles que possuem dificuldades, reforçar o conteúdo que é trabalhado em sala de aula, esclarecer possíveis dúvidas dos estudantes, além de promover a interação entre colegas. No campus da UEMS de Jardim, na disciplina de Língua Portuguesa III, ministrada na 3° série do curso de Letras (Português/Inglês) pela Professora Doutora Rita de Cássia Aparecida Pacheco Limberti, a monitoria é realizada pela acadêmica Isabella Benites Pedrosa, discente da 4° série do curso. Com o intuito de contemplar todos os estudantes e abarcar suas realidades – considerando-se que muitos residem em outros municípios e precisam se locomover de ônibus até Jardim para frequentar as aulas no período noturno -, a monitoria é realizada de forma on-line, dentro do formato de vídeo-chamada, com o auxílio da plataforma Google Meet. As sessões de atendimento ocorrem com duração de uma hora, em um dia selecionado da semana, para que os estudantes de diferentes localidades possam vir a participar. A monitora dispõe também da rede social WhatsApp, na qual um grupo foi criado para a disciplina, formado pelos alunos da turma, pela professora e pela acadêmica monitora para facilitar a interação, veicular informes e arquivos de nteresse e para que os acadêmicos possam entrar em contato para esclarecer dúvidas e serem atendidos. O resultado é satisfatório, já que, de alguma forma, todos os estudantes são contemplados. Aqueles que preferirem, têm a possibilidade de procurar a monitora no campus nos horários de intervalo, ou um pouco antes do horário de início das aulas. A monitoria é um projeto de ensino que busca dar um suporte aos acadêmicos; sendo assim, é de suma importância que a realidade dos alunos seja levada em conta. Como o campus da UEMS de Jardim atende estudantes também vindos de Bela Vista, Caracol, Bonito, Nioaque e Guia Lopes da Laguna, é necessário encontrar maneiras de melhor atender e de amparar a todos, de forma igualitária e não excludente.
References
Sem referências