BAKTHIN E VYGOTSKY: CONTRIBUIÇÕES QUE NOS AJUDAM A COMPREENDER A LINGUAGEM UTILIZADA PELOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

  • Hilluska de Figueredo Sousa Carneiro Marques
  • Elma Correa Escarabelli

Abstract

Sabendo que é impossível separar o ser humano da linguagem, pois essa faz de todos
nós seres sociáveis, busco neste artigo há possibilidade de interdisciplinaridade entre
Vigotsky e Bakhtin na análise e compreensão da linguagem de um determinado grupo
social. Vigotsky vê a linguagem como ferramenta estruturante e de ação social, já
Bakthin através de uma nova concepção  coloca a linguagem como uma forma de
interação e interlocução humana. Através de teorias desses dois autores analisarei e
buscarei compreender através de alguns pontos da linguagem a forma peculiar,
carregada de gírias e variações linguísticas que os alunos do ensino fundamental
comunicam-se no ambiente escolar. Para tal estudo utilizamos como pano de fundo os
alunos do 7º ao 9º ano da Escola Estadual Floriano Viegas Machado, vinculado ao
projeto do PIBID. Visitei as salas de aula e o momento de intervalo das aulas
observando a linguagem utilizada pelos alunos na comunicação com os professores e
com os demais colegas.

Published

2015-04-17

How to Cite

Marques, H. de F. S. C., & Escarabelli, E. C. (2015). BAKTHIN E VYGOTSKY: CONTRIBUIÇÕES QUE NOS AJUDAM A COMPREENDER A LINGUAGEM UTILIZADA PELOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. ANAIS DO EGRAD, 1(2). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/815

Issue

Section

ARTIGOS