MONITORIA: FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA MANEJO AGROECOLÓGICO DO SOLO
Abstract
O manejo agroecológico do solo, principalmente em solos tropicais, desempenha papelfundamental na produção agrícola, quer como reserva de nutrientes, quer como
condicionadora e melhoradora das características do solo, sendo imprescindível em
sistemas de produção agrícolas sustentáveis. O trabalho visa destacar a importância do
aluno monitor para a disciplina Manejo Agroecológico de Solos ministrada no Curso
Tecnologia em Agroecologia bem como, a importância na formação profissional dos
acadêmicos. As aulas de monitoria foram realizadas em sala de aula e laboratório da
Unidade Universtária de Glória de Dourados (UUGD/UEMS) da Universidade Estadual
do Mato Grosso do Sul, , onde foram feitas reuniões semanais discutindo o conteúdo
referente à disciplina, além de trabalhos extras como artigos científicos e revisões do
conteúdo sempre que necessário junto aos alunos. Também foi realizado práticas em
laboratório sobre noções básicas de laboratório, como, segurança laboratorial, vidrarias e
equipamentos. Além disso, foram realizadas análises laboratoriais de bioindicadores de
solo: biomassa microbiana de solo e macroinvertebrados epigeos. Diante disso pode-se
concluir que o papel do monitor tem um papel de grande importância para ensinoapredizagem dos acadêmicos. A monitoria propiciou também um espaço de
aprendizagem para o aluno monitor, favorecendo o seu crescimento pessoal, acadêmico
e profissional, possibilitando o aprimoramento de suas habilidades como docente e
motivá-lo a seguir esse caminho, ou ajudá-lo a perceber as dificuldades enfrentadas pelos
profissionais da área, para o seu próprio desenvolvimento.
Downloads
Published
2015-03-26
How to Cite
Gomes, M. da S., & Silva, R. F. da. (2015). MONITORIA: FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA MANEJO AGROECOLÓGICO DO SOLO. ANAIS DO EGRAD, 1(4). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/692
Issue
Section
CIÊNCIAS AGRÁRIAS