MONITORIA DE CÁLCULO I PARA O CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

Authors

  • Rhaisa Bárbara da Silva Paz UEMS
  • Jean Vaz UEMS

Abstract

Tendo  em  vista  a  extensa  grade  curricular  da  matéria  de  Cálculo  I  e  ao  alto  nível  de
dificuldade  demonstrada  pela  maioria  dos  discentes,  foi  necessária  a  complementação
com  um  “plantão  de  dúvidas” na sala de aula, para revisar a teoria aplicada em sala pel o
professor  bem  como,  a  aplicação  e  resolução  de  uma  série  de  listas  de  exercícios
propostas  por  el e  e  também  por  meio  de  exercícios  complementares  pesquisados  em
bibliografias  específicas.  Procurou- se  condicionar  o  aluno  a  adquirir  uma
fundamentação  teórica  necessária  p ara  a  compreensão  dos  conteúdos  ministrados,  tais
como:  Limites,  Derivadas  e  Integrais.  E  também  ajudar  os  discentes  a  praticar
exercícios  das  listas,  fazendo  com  que  eles  relacionem  um  conjunto  de  conceitos
ensinados  ao  exercício  a  ser  resolvido,  proporcionando  uma  noção  mais  técnica  na
resolução.  Desta  forma,  obteve- se  uma  boa  aceitação  dos  discentes  quanto  à
metodologia  utilizada,  conseguindo  inclusive  um  bom  percentual  de  acertos  nas  listas
de  exercícios.  Obteve- se  a  aprovação  de  alguns  discentes,  por  outro  lado,  houveram
outros  que  não   conseguiram  atingir  a  média  necessária  à  aprovação,  pode - se  concluir
que  devido  ao  fato  de  terem  cursado  a  grande  maioria,  senão  todo,  ensino fundamental
e médio em escolas  públicas e nunca terem sido  apresentados a diversos tópicos da matéria, não
tiveram  uma  base  muito  consolidada  em  relação  à   aqueles  que  estudaram  em  escolas
particulares  e  que  foram  aprovados  ou  também  por  não  frequentarem  às  aulas  durante
todo o semestre,  se limitando  apenas às vésperas de provas.

Published

2015-03-17

How to Cite

Paz, R. B. . da . S., & Vaz, J. (2015). MONITORIA DE CÁLCULO I PARA O CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL. ANAIS DO EGRAD, 1(4). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/666

Issue

Section

ENGENHARIAS