ESTRATÉGIAS PARTICIPATIVAS PEDAGÓGICAS NA INCLUSÃO ACADÊMICA NO AMBIENTE EDUCACIONAL E SUA RELAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Abstract
Este trabalho teve como objetivo relatar a experiência acadêmica como alunamonitora voluntária junto à disciplina de Seminário de Integração III onde se conta com oauxilio em atividades ligadas a inclusão e acessibilidade de aluno com deficiência visual no
ensino superior, e se verifica a contribuição da aluna monitora no auxílio às atividades
acadêmicas dos alunos matriculados na disciplina de Seminário de Integração III,
desenvolvida durante o primeiro semestre de 2014 na Universidade Estadual do Mato Grosso
do Sul - UEMS, Glória de Dourados - MS. Destaca a importância da monitoria como um
meio de desenvolver a habilidade técnica com o manuseio dos materiais; obter um contato
mais próximo com a docência, além de rever os conteúdos anteriormente aprendidos. O
trabalho contribui para a reflexão e o fortalecimento dessas atividades, ampliando os
conhecimentos e levando-os à socialização. Na avaliação observante realizada com os
acadêmicos, percebe-se a monitoria como uma atividade indispensável, vindo ao encontro de
suas necessidades de estudo, além de ser um momento de troca de informações, onde tanto a
monitora quanto os alunos aprendem. Concluí-se que a monitoria é uma atividade/mecanismo
eficaz de ensinamento tanto para os acadêmicos em geral quanto para pessoas especiais, como
os portadores de necessidades especiais visuais, que possibilitou a eles um aprendizado de boa
qualidade.
Downloads
Published
2015-03-16
How to Cite
Souza, J. O. de, & Santos, C. F. B. (2015). ESTRATÉGIAS PARTICIPATIVAS PEDAGÓGICAS NA INCLUSÃO ACADÊMICA NO AMBIENTE EDUCACIONAL E SUA RELAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ANAIS DO EGRAD, 1(4). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/655
Issue
Section
CIÊNCIAS AGRÁRIAS