ATIVIDADES DE MONITORIA DA DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL REALIZADAS JUNTO AO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL DA UEMS
Abstract
A disciplina de Química Geral, ofertada no primeiro semestre para a primeira série do curso deEngenharia Ambiental, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, possui carga horária
de 68 h, tendo 4 h/semanais. É o primeiro contato que os alunos possuem com a Química na
Universidade, dando base para as próximas disciplinas do curso que englobem os
conhecimentos gerais de Química, juntamente com as competências atribuídas ao Engenheiro
Ambiental. Por ser uma disciplina da área de Ciências Exatas, é grande a quantidade de alunos
que possuem dificuldade de aprendizagem, levando muitas vezes a um número considerável de
alunos a reprovação. Com o intuito de minimizar estas reprovações, é ofertada para os alunos a
monitoria, que tem como princípio, que um aluno que já fez a disciplina e passou com bom
aproveitamento na mesma, auxilie os colegas que estão cursando a disciplina no momento. Ela
também é considerada uma iniciação à docência, onde o aluno-monitor tem sua primeira
experiência de transmitir o conhecimento, e além disso, é considerada uma forma de ensinoaprendizagem, pois, o aluno-monitor também se aprofunda nos conhecimentos para poder
auxiliar os demais acadêmicos. Desta forma, o aluno-monitor exerce um papel de auxiliar do
professor que ministra a matéria. O trabalho de monitoria aqui pautado, fundamentou-se em
auxiliar os alunos na resolução de listas de exercícios, bem como no entendimento dos
conteúdos ministrados durante as aulas pelo professor. Observou-se que embora a dificuldade
de muitos alunos seja grande, a procura pelo atendimento na monitoria ainda é pequeno,
principalmente vinda da parte de alunos repetentes na disciplina.
Downloads
Published
2015-03-16
How to Cite
Fogaça, F. M., & Oliveira, H. M. T. de. (2015). ATIVIDADES DE MONITORIA DA DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL REALIZADAS JUNTO AO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL DA UEMS. ANAIS DO EGRAD, 1(4). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/642
Issue
Section
ENGENHARIAS