A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ALUNO DE COMPUTAÇÃO
Abstract
O programa de monitoria de um curso de computação tem entre seus principaisobjetivos contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de disciplinas,
especificamente das que exigem o importante conceito da abstração, além de suscitar
vocações para docência e pesquisa em computação entre os monitores e favorecer a interação
entre docentes e discentes. Este trabalho tem por objetivo apresentar e refletir sobre ações de
aprendizagem planejadas e desenvolvidas para as monitorias de Algoritmos I e Programação
I, do curso de Licenciatura em Computação da UEMS/UNA, cujas disciplinas atendidas são
as de Algoritmos e Estruturas de Dados I e Programação de Computadores I, respectivamente.
Essas disciplinas visam habilitar o acadêmico a desenvolver soluções de diferentes problemas,
a partir do raciocínio lógico, habilidade de abstração e processo de concretização, elaborando
algoritmos e programas. Para o auxílio deste aprendizado, os monitores procuram planejar
suas atividades juntos, considerando que são disciplinas complementares em relação aos
conteúdos de ementa e da metodologia utilizada pelo professor. Neste momento, é importante
que o monitor lembre-se do que o acadêmico menos (ou não) consegue assimilar, para assim
refletir sobre sua prática e repensar suas metodologias. As atividades de monitoria são
compostas basicamente de conteúdos teóricos, exemplos e exercícios que abordam,
geralmente, os conteúdos estudados durante a semana nas disciplinas. Algumas vezes é
necessário que os monitores incluam, de forma complementar, recursos didáticos que possam
melhorar a compreensão ou abstração de certos conteúdos, tais como (1) as estruturas de
repetição e (2) vetores. Em (1), por exemplo, o acadêmico pode querer determinar a
quantidade de vezes que um ou mais comandos serão executados dentro uma repetição
aninhada ou não. Já em (2) é exigido certo nível de abstração para manipular e relacionar os
dados e índices (posições). Para (1) são utilizadas as progressões aritmética e geométrica, que
podem determinar quantas vezes um trecho de algoritmo será executado (e permite obter uma
análise da complexidade). Em (2) pode ser utilizado material físico, apresentando um
problema a ser resolvido em grupo por meio de jogo ou uma simples exposição, onde os
participantes anotam os passos utilizados e que, ao final, obtenha-se uma ou mais soluções
algorítmicas. Como resultado parcial, os acadêmicos, em alguns casos, estão conseguindo
comprovar a consistência das repetições que estão criando, assimilando um pouco melhor este
conceito. Já os materiais físicos permitem uma manipulação com objetivos reais, que
facilitam chegar a um nível puramente abstrato, vinculado a experiência física.
Downloads
Published
2015-04-08
How to Cite
Silva, C. F. da, Reis, W. C., & Real, E. M. (2015). A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ALUNO DE COMPUTAÇÃO. ANAIS DO EGRAD, 1(4). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/631
Issue
Section
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA