PIBID LETRAS EM AÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A ESCOLA ESTADUAL HÉRCULES MAYMONE EM CAMPO GRANDE – MS

Autores

  • Suellen Teresa da Silva
  • Maria Renata Tavares
  • Susylene Dias de Araújo

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que visa antecipar o vínculo
entre os futuros professores e as salas de aulas da rede pública, possibilita o desenvolvimento de
projetos onde envolve os professores, nós universitários de licenciatura e os estudantes da rede
pública. Quando iniciamos essa jornada, não imaginávamos as dificuldades que é para manter uma
sala de aula motivada.
A princípio participávamos apenas como ouvintes nas aulas, mas, logo fomos incentivadas a
realizar uma aula aos alunos do 3º ano do ensino médio voltado para figuras de linguagem muito
utilizadas principalmente no ENEM, supervisionadas pela profª Ana Paula.
Já neste ano de 2019 fomos incentivados a desenvolver um projeto que juntasse o conteúdo
destinado a uma turma de 1º ano do ensino médio e ainda trabalhar com a ludicidade. Pensando
nisso, nós os pibidianos da Escola Estadual Hércules Maymone, decidimos que trabalharíamos em
equipe e com um único e grande projeto, utilizando do recurso histórias em quadrinhos para
desenvolver nos alunos uma melhor capacidade interpretativa.
Diferentes mídias têm ocupado um papel importante na cultura, em especial na escola. A pedagogia
tem buscado alternativas para manter o interesse dos alunos nos conteúdos ministrados, através
disso, nós pibidianos estamos propondo a apresentação das histórias em quadrinhos para
diversificar a aplicação do conteúdo com base na grade curricular a ser ensinado para as turmas do
1º ano do ensino médio da Escola Estadual Hércules Maymone.
As histórias em quadrinhos são uma ótima forma de comunicação, pois podem ser apresentadas de
diversas formas e por ter um dinamismo de linguagem, podendo ilustrar mais claramente o que o
professor pretende ensinar, além de reforçar e estimular o pensamento crítico.
Nosso objetivo é apresentar as formas diferentes de aprender um conteúdo e ainda tornar as aulas
mais prazerosas e divertidas, a ideia é que os alunos explorem sua criatividade. Como objetivo
específico, levando informação sob as formas que podem ser construídas as HQs, buscando
narrativas que se adéquam os conteúdos da grade curricular, estimulando o aluno a desenvolver sua
criatividade e raciocínio através da leitura de produções nacionais e internacionais, divulgando a
diversidade e cultura, incentivando a elaboração de quadrinhos e por fim, incentivar novas
produções tanto de forma individual quanto coletiva.
Mediante ao projeto, podemos dizer que foi possível não apenas observar mais participar
ativamente, quebrando paradigmas, desconstruindo uma imagem imposta pela sociedade com
relação ao aprendizado e interação de alunos da rede pública; e como futuros professores
demonstrando principalmente nossa capacidade de transmissão de conhecimento incentivando
nossos alunos, buscando cada vez mais nossa melhora como tais profissionais na educação.

Downloads

Publicado

2019-11-25

Como Citar

Silva, S. T. da, Tavares, M. R., & Araújo, S. D. de. (2019). PIBID LETRAS EM AÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A ESCOLA ESTADUAL HÉRCULES MAYMONE EM CAMPO GRANDE – MS. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/6006

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)