A CONTEXTUALIZAÇÃO DA QUÍMICA: RELATO DE UMA AULA DEMONSTRATIVA

Authors

  • Cleiton Meneses
  • Ivan Farias
  • Renata Nascimento
  • Letícia Pezenti
  • Roseli Brasil
  • Vanessa Daiana Pedransina

Abstract

A Química está intimamente ligada ao nosso cotidiano e, ainda que pareça ser um assunto moderno,
esta ciência tem se desenvolvido desde a pré-história, com a descoberta do fogo. A ciência que
possibilitou a mumificação de cadáveres, buscou pelo elixir da longa vida, descobriu os elementos,
que na idade moderna surgiu como a química médica, e a atual química tecnológica, ainda é pouco
compreendida pelos alunos da educação básica. Uma das causas para este fato é a forma como o
ensino de Química é desenvolvido, sendo estruturado em torno de atividades que levam apenas à
memorização de informações, fórmulas e conhecimentos que limitam o aprendizado dos alunos e
contribuem para a desmotivação em aprender e estudar Química. Diante desse contexto, os bolsistas
do PIBID/Mundo Novo, desenvolveram uma aula demonstrativa, com objetivo de proporcionar aos
alunos a contextualização da química com o dia a dia. A aula foi ministrada em um encontro com os
alunos da Escola Estadual Castelo Branco, na cidade de Mundo Novo - MS, das turmas do 9º A e B,
do ensino fundamental do período matutino. A apresentação foi dividida em dois momentos: no
primeiro momento, foi feita uma introdução expositiva sobre a história da química; no segundo
momento foram feitas as demonstrações das reações químicas propostas, cada reação foi explicada
de forma expositiva dialogada, com as devidas contextualizações. As demonstrações foram
apresentadas na seguinte sequência de temas: ácido e bases, reagentes e produtos, densidade, tensão
superficial da água, misturas homogêneas e heterogêneas. Para finalizar a aula, questionários foram
entregues e respondidos pelos alunos para melhor fixação do conteúdo. Ao avaliar os questionários
verificou-se que a maioria dos alunos, que entregaram, atingiu mais de 50% de acertos, além disso,
pode-se observar que os alunos foram muito participativos e que os experimentos, através de
perguntas, despertaram a curiosidade dos mesmos, possibilitando assim o aprendizado. Esses
resultados fortalecem a importância da realização de atividades que contextualizem o conteúdo nos
processos de ensino e de aprendizagem, para que os alunos consigam relacionar o conteúdo
estudado com as situações vivenciadas em seu cotidiano. A Química está intimamente ligada ao nosso cotidiano e, ainda que pareça ser um assunto moderno,
esta ciência tem se desenvolvido desde a pré-história, com a descoberta do fogo. A ciência que
possibilitou a mumificação de cadáveres, buscou pelo elixir da longa vida, descobriu os elementos,
que na idade moderna surgiu como a química médica, e a atual química tecnológica, ainda é pouco
compreendida pelos alunos da educação básica. Uma das causas para este fato é a forma como o
ensino de Química é desenvolvido, sendo estruturado em torno de atividades que levam apenas à
memorização de informações, fórmulas e conhecimentos que limitam o aprendizado dos alunos e
contribuem para a desmotivação em aprender e estudar Química. Diante desse contexto, os bolsistas
do PIBID/Mundo Novo, desenvolveram uma aula demonstrativa, com objetivo de proporcionar aos
alunos a contextualização da química com o dia a dia. A aula foi ministrada em um encontro com os
alunos da Escola Estadual Castelo Branco, na cidade de Mundo Novo - MS, das turmas do 9º A e B,
do ensino fundamental do período matutino. A apresentação foi dividida em dois momentos: no
primeiro momento, foi feita uma introdução expositiva sobre a história da química; no segundo
momento foram feitas as demonstrações das reações químicas propostas, cada reação foi explicada
de forma expositiva dialogada, com as devidas contextualizações. As demonstrações foram
apresentadas na seguinte sequência de temas: ácido e bases, reagentes e produtos, densidade, tensão
superficial da água, misturas homogêneas e heterogêneas. Para finalizar a aula, questionários foram
entregues e respondidos pelos alunos para melhor fixação do conteúdo. Ao avaliar os questionários
verificou-se que a maioria dos alunos, que entregaram, atingiu mais de 50% de acertos, além disso,
pode-se observar que os alunos foram muito participativos e que os experimentos, através de
perguntas, despertaram a curiosidade dos mesmos, possibilitando assim o aprendizado. Esses
resultados fortalecem a importância da realização de atividades que contextualizem o conteúdo nos
processos de ensino e de aprendizagem, para que os alunos consigam relacionar o conteúdo
estudado com as situações vivenciadas em seu cotidiano.

Published

2019-10-30

How to Cite

Meneses, C., Farias, I., Nascimento, R., Pezenti, L., Brasil, R., & Pedransina, V. D. (2019). A CONTEXTUALIZAÇÃO DA QUÍMICA: RELATO DE UMA AULA DEMONSTRATIVA. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/5948

Issue

Section

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Most read articles by the same author(s)