A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DO ACADÊMICO DE GEOGRAFIA
Abstract
As questões que nortearam essa pesquisa envolveram aspectos relacionados à formação inicial e ao inicio da carreira docente, pois, a partir do levantamento dos dados obtidos durante o processo de investigação, evidenciou-se que por meio do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de iniciação a Docência) ocorre um vínculo entre a universidade e a escola, que auxilia na permanência e adesão dos acadêmicos, depois de formados a prosseguirem na profissão. A presente pesquisa foi realizada com egressos e acadêmicos do curso de geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), que participaram e participam do PIBID, tendo como objetivo compreender a importância de participar de tal programa, bem como as possibilidades que esse oferece para a inserção dos egressos no mercado de trabalho e o que motiva um acadêmico a buscar por um programa de iniciação a docência. Para levantamento dos dados foi realizado um questionário semi-estruturado com perguntas objetivas e dissertativas, para levantar o perfil dos sujeitos. Por meio da pesquisa evidenciou-se que o PIBID, oferece uma vivência do chão da escola, não apenas com a rotina de sala de aula, mas tudo que acontece atrás dos muros da escola, desde a burocracia, o plano de aula a falta de determinados matérias para ministrar as aulas até as formações ofertadas nas escolas pelas secretarias de educação, o programa que proporcionam um contato maior com a realidade da profissão e possibilita a articulação entre a teoria e a prática, também tem amenizado o choque de realidade enfrentado pelos iniciantes na docência evitando a grande evasão da profissão docente que permeia o cenário educacional brasileiro. Por tanto, torna-se evidente a necessidade da continuidade do Programa institucional de bolsa de iniciação a docência PIBID, e a formação de novos programas que abranja uma parcela maior dos acadêmicos, possibilitando a todos as experiências que o mesmo oferece, uma vez que este vai além dos estágios que o curso de geografia oferece.