OFICINA DIDÁTICA SOBRE COMPOSTAGEM: RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MUNDO NOVO-MS

Authors

  • Rodrigo Antonio Molina Azevedo
  • José Lucas Errera Gomes
  • Matheus Henrique Curiel
  • Rui Marco Antônio Bicalho de Alencar
  • Fernando Zimmer Wazlawick
  • Vanessa Daiana Pedrancini

Abstract

Os ecossistemas estão ameaçados pela ação humana em virtude do consumismo e a produção excessiva de lixo, sendo assim, atitudes rápidas precisam ser tomadas para resolver os problemas ambientais. O descaso com a natureza é grande, sendo decorrente de uma consciência ecológica vazia de muitas pessoas. Portanto, os alunos precisam ser sensibilizados sobre os problemas ambientais da cidade e terem um relacionamento afetivo com a natureza. Foi com esse objetivo que os bolsistas do PIBID-UEMS/Mundo Novo-MS desenvolveram uma oficina didática intitulada “Compostagem”. A oficina foi realizada com 20 alunos dos anos finais do ensino fundamental da Escola Estadual Castelo Branco de Mundo Novo-MS. Para iniciar a oficina, levamos um saco de lixo, contendo lixo seco e lixo úmido, e, a partir de questionamentos e apresentação de situações-problema, explicamos a diferença entre lixo seco e úmido e a forma correta de separar estes resíduos; nesse momento, também foi explicado acerca da usina de tratamento de resíduos do município e a importância de separarmos nosso lixo adequadamente para não prejudicarmos o ambiente e também facilitarmos o trabalho dos catadores e dos funcionários da usina. Além disso, destacamos como podemos reaproveitar o lixo orgânico de forma inteligente, ensinando-os a construir uma composteira com baldes e outros materiais simples e baratos, assim como explicando que a decomposição da matéria orgânica ocorre através dos fungos e bactérias; para a melhor compreensão desse processo, mostramos aos alunos diversas folhas de árvores em diferentes estados de decomposição e ressaltamos que, após a decomposição da matéria orgânica, os nutrientes retornam para o solo, podendo ser novamente absorvidos pelas raízes das plantas. Em seguida levamos os alunos para a horta da escola; em um local reservado, os alunos montaram uma composteira na qual toda a matéria orgânica da escola será depositada para formação do adubo orgânico. O adubo orgânico será utilizado pelos alunos no manejo da horta. No decorrer da oficina, os alunos ficaram interessados com a composteira, pois é uma solução simples que ameniza o problema causado pelo excesso de lixo orgânico que produzimos. Os alunos também ficaram sensibilizados com a importância do destino correto do lixo e compreenderam o valor do trabalho realizado pelos coletores na usina de tratamento de resíduos. Esses resultados ressaltam a importância da realização de atividades diferenciadas sobre a educação ambiental no meio escolar.

Published

2018-05-02

How to Cite

Azevedo, R. A. M., Gomes, J. L. E., Curiel, M. H., Alencar, R. M. A. B. de, Wazlawick, F. Z., & Pedrancini, V. D. (2018). OFICINA DIDÁTICA SOBRE COMPOSTAGEM: RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MUNDO NOVO-MS. ANAIS DO EGRAD, 4(7). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/4746

Issue

Section

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Most read articles by the same author(s)