A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE BOTÂNICA NA OPINIÃO DOS ALUNOS
Abstract
As aulas práticas são importantes complementos para auxiliar a compreensão do conteúdo da aula teórica. Essa atividade é importante pois possibilita que os acadêmicos tenham contato direto com os fenômenos ou mesmo manipular e observar os organismos. Além disso, as atividades de monitoria são especialmente importantes para que os alunos tirem suas dúvidas, além de estimular o interesse e curiosidade nas disciplinas de botânica, uma vez que essas costumam não ser apreciadas pelos acadêmicos de Ciências Biológicas. O programa institucional de monitoria da UEMS inclui como compromisso do monitor, dentre outros, realizar atendimento extraclasse aos alunos, auxiliar na elaboração de material didático e realizar pesquisas diversas. Considerando que é frequente o uso de material fresco na disciplina, a possibilidade de fontes de coleta próxima a instituição contribui para a efetivação e eficiência da aula prática. Com o intuito de avaliar a importância da monitoria e os motivos da baixa frequência por parte dos alunos ao atendimento, foi elaborado um questionário contendo seis questões e submetido aos mesmos. Dentre os oito alunos que responderam o questionário, todos demonstraram ter alguma dificuldade na disciplina; 4 alunos dizem frequentar a monitoria quando sentem dificuldade, 3 não participam e 1 participa na véspera de prova; 5 alunos confirmam que a monitoria auxilia no aprendizado e 3 alunos não opinaram, ou por que não frequentam a monitoria ou por que moram fora da cidade; 6 alunos sentem dificuldade de participar da monitoria por conta do horário e apenas 2 não veem dificuldades em comparecer; todos os alunos responderam que os materiais das aulas práticas são de boa qualidade e que as aulas práticas auxiliam no aprendizado. Podemos concluir que os alunos de maneira geral, tem dificuldades em frequentar a monitoria, devido à falta de tempo, por conta de seu emprego, ou por que moram fora da cidade e chegam apenas no horário da aula. Acredita-se que seja importante considerar formas alternativas de atendimento extraclasse aos alunos, afim de que a monitoria alcance todos os envolvidos no processo e seu objetivo maior, que consiste na melhoria do processo de ensino-aprendizagem.