MONITORIA DE QUÍMICA GERAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
Abstract
A monitoria é um programa importante para que os acadêmicos de cursos de graduação possam desenvolver a prática do estudo das disciplinas, além das quais são desenvolvidas em salas de aulas. Este programa permite que acadêmicos, com dificuldade em áreas especificas de conhecimento, busquem a orientação de outros acadêmicos contemplados pela monitoria, a fim de realizar o estudo, de forma mais eficiente. Criam-se novas concepções desenvolvidas em relação às disciplinas das diferentes áreas de conhecimento sobre suas aplicações e relevância. Destaca-se a importância deste programa para os acadêmicos que buscam orientações, com o intuito de aperfeiçoar suas habilidades no raciocínio e conhecimento em relação à disciplina. O Programa de Monitoria ainda permite o desenvolvimento de autonomia do aluno monitor, o aumento do senso de responsabilidade e a ampliação do vínculo do professor e monitor. A prática da monitoria nas disciplinas de Química encontra-se inserida neste perfil, assim o presente trabalho teve como principal objetivo auxiliar os acadêmicos no estudo da disciplina de Química Geral, ofertada no primeiro semestre do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental na unidade universitária de Mundo Novo. No decorrer da monitoria os acadêmicos foram auxiliados na resolução de listas de exercícios e nas questões elaboradas pela professora. As dúvidas foram sanadas em forma de diálogos e discussão coletiva e/ou individualmente, levando em consideração os conceitos e aplicações da Química geral, principalmente na área da Gestão Ambiental. As atividades ocorreram no período vespertino na biblioteca da UEMS de segunda a quinta-feira. Os acadêmicos participaram com assiduidades das atividades propostas pelo programa e com base nos resultados obtidos houve melhor desempenho dos alunos na resolução de questões e nas avaliações programadas, além de adquirirem novas concepções sobre a importância da disciplina de Química geral e suas aplicações. Conclui-se que o programa de monitoria proporciona aos monitores e monitorados, atividades num ambiente dinâmico, tornando o estudo diferenciado e mais atrativo, contribui para a melhoria do ensino de graduação, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas.