A IMPORTÂNCIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DISCRETA NO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Abstract
A matemática discreta é uma matéria que trabalha com um conjunto de números que podem ser enumerados ou ditos discretos, ela explora temas como a lógica matemática, técnicas de demonstrações/provas, teoria dos conjuntos, funções, indução matemática entre outros. As monitorias aplicadas para o primeiro ano do curso de Ciência da Computação, tiveram ênfase no ensino do aluno, proporcionando o conhecimento necessário para o entendimento de sistemas computacionais. Essa atividade é de essencial importância para a elucidação dos conteúdos vistos em sala e também é uma forma de complementar as aulas aplicadas. A monitoria é realizada através de aulas que exploram o conteúdo já visto em sala, a correção de listas de exercícios e o auxílio na resolução de trabalhos. A teoria é vista usando slides disponibilizados pelo professor orientados e a consulta de livros, tais como FILHO, E. A. Iniciação a Lógica Matemática. São Paulo: Nobel, 2002 e ROSEN, K. H. Matemática Discreta e Suas Aplicações. 6ª Edição. Porto Alegre: AMGH, 2010 que podem ser encontrados no acervo da biblioteca da UEMS. Até o presente momento os seguintes conteúdos foram desenvolvidos nas monitorias: proposições e conectivos; operações lógicas sobre proposições; construção de tabelas-verdade; tautologias, contradições e contingencias; implicação lógica; equivalência lógica; álgebra das preposições; método dedutivo; argumentos, regras de inferência; validade mediante regra de inferência e equivalência; demonstração condicional e demonstração indireta, sentenças abertas; operações lógicas sobre sentenças abertas; qualificadores; técnicas de demonstrações e indução matemática. Os encontros com os alunos são realizados todas as semanas nas terças-feiras e quintas-feiras no período vespertino. Foi visto que com as monitorias os alunos tiveram mais tempo para poder tirar suas dúvidas e poder explorar ainda mais a matérias, tirando total proveito dos conteúdos ministrados em aula, verificou-se também que várias dificuldades puderam ser superadas através da resolução de atividades de fixação, tornando o aluno mais preparado para vivenciar futuras matérias do curso de Ciência da Compunção que envolvem esse conteúdo.