MONITORIA DA DISCIPLINA DE QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL
Abstract
A disciplina Química Analítica Experimental é oferecida pela UEMS aos discentes do curso de Química Industrial e Química Licenciatura e possui carga horária semanal de 6 (seis) horas-aula, totalizando 102 (cento e duas) horas-aula. O objetivo principal desta monitoria foi atender os alunos individualmente e em grupo durante horários que foram previamente agendados. Química Analítica Experimental é uma disciplina muito importante, pois fornece a base experimental de identificação e quantificação de cátions e ânions em amostras de diferentes matrizes, utilizando os métodos clássicos de análise tanto no meio de pesquisa quanto no meio industrial do trabalho de um profissional da química. Os assuntos abordados durante a monitoria foram organizados conforme o cronograma de conteúdos da disciplina, dentre os principais: sensibilidade de reações químicas, análise gravimétrica, limpeza e calibração de material volumétrico, volumetrias de neutralização, precipitação, complexação e oxidação-redução. A necessidade da atividade de monitoria foi evidenciada ao longo do semestre em que a disciplina foi ministrada. Conforme o conteúdo se torna mais complexo, maior a quantidade de dúvidas apresentadas pelos alunos que frequentavam a monitoria. Durante os horários agendados e mesmo fora deles foram sanadas dúvidas individuais e de grupo, a ajuda na resolução de listas de exercícios relacionadas aos conteúdos da disciplina também foi solicitada frequentemente. A comunicação entre o aluno monitor e os alunos que cursam a disciplina em certas ocasiões se torna mais clara que uma ilustração ou um texto de um livro, um dos pontos fortes da monitoria é durante as semanas de avaliações, quando os alunos intensificam seus estudos. As principais dúvidas apresentadas pelos alunos que recorriam à monitoria eram relacionadas aos cálculos estequiométricos, estando estes presentes em praticamente todos os conteúdos abordados na disciplina. Essas dificuldades foram superadas ao longo do semestre através da resolução detalhada dos exercícios das listas trabalhadas. O fato de ter alguém, que passou recentemente pela disciplina, auxiliando os alunos que apresentam uma dificuldade um pouco maior em assimilar o conteúdo é um incentivo para estes se esforçarem e objetivarem-se na busca por conhecimento. Os alunos que buscaram maior aproveitamento através da monitoria tiveram 100% de aprovação na disciplina nos dois cursos e que a mesma foi ministrada.