MONITORAMENTE ACADÊMICO: A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA GERAL NO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
Abstract
A Monitoria Acadêmica, pelas suas características e abrangência, constitui-se em uma proposta que auxilia o professor em suas atividades cotidianas de forma expressiva em todas as etapas do processo pedagógico, ao tempo em que proporciona ao aluno a possibilidade de ampliar o conhecimento em uma certa disciplina, despertar o interesse para a docência e desenvolver aptidões e habilidades no campo do ensino. A Monitoria Acadêmica está prevista na Lei n.º 5.540, de 28/11/68, a qual "Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências". No artigo 41, determina: "As universidades deverão criar as funções de monitor para alunos do curso de graduação que se submeterem a provas específicas, nas quais demonstram capacidade de desempenho em atividades técnicos-didáticas de determinada disciplina". Em seu parágrafo único, determina que "As funções de monitor deverão ser remuneradas e consideradas título para posterior ingresso em carreira de magistério superior". A Monitoria Acadêmica na UEMS caracteriza-se "como uma forma de 'iniciação' ao magistério de 3º grau, onde professor/orientador repassa ao aluno, por meio de uma relação direta e individualizada, sua experiência em planejamento e condução de curso". Nesta lógica, os objetivos traçados pelo Programa permitem estimular no aluno o interesse pela docência, oferecendo-lhe oportunidade para aprofundar conhecimento e estreitar relações entre os segmentos docente e discente nas atividades de ensino. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve por objetivo relatar as experiências vivenciadas durante a disciplina de Química Geral da 1ª série do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, auxiliando os acadêmicos em conteúdosministrados em sala de aula, necessários para o compreendimento dos conceitos, leis e princípios básicos da Química.As atividades foram realizadas em sala de aula, com 4 horas semanais, durante 4 meses. A metodologia de ensino foi a partir de mesas redondas com discussões sobre os assuntos pertinentes a evolução dos modelos atômicos, modelo atômico atual, estrutura atômica, periodicidade química, ligações químicas, estrutura molecular, interações intermoleculares, classificação e nomenclatura de substâncias químicas, reações químicas e estequiometria. Por fim, o monitoramento acadêmico proporcionou um compreendimento mais bem sucedido frente aos conteúdos ministrados pelo professor durante a disciplina, colaborando para um melhor rendimento teórico dos discentes, tal fato comprovado pelas aprovações na disciplina pelos acadêmicos participantes.