LICÕES DE GRAMÁTICA NORMATIVA

Autores

  • Anailton de Souza GAMA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Guilherme da Silva MACIEL Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Luciene Soares RODRIGUES Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Gramática Normativa, Efeitos de Sentido, Metodologias de Ensino de Gramática

Resumo

O projeto justifica a sua importância diante das dificuldades encontradas pelos acadêmicos em relação ao ensino de gramática tendo em vista que muitos entram na Universidade sem o conhecimento básico do estudo gramatical. Soma-se a isso a pandemia do Novo Corona Virus (COVID 19) que contribuiu significativamente para com a desaceleração da aprendizagem em todos os sentidos e inclusive com a aprendizagem no ensino de gramática e discussões sobre a mesma. Assim, esse projeto pretende estabelecer uma relação entre o ensino de gramática e a necessidade de aprendizagem dessa gramática para lidar com os problemas no ensino de Língua Portuguesa. Dentre os objetivos do Projeto estão: oportunizar reflexões e metodologias no ensino/aprendizagem de Gramática Normativa; estabelecer um diálogo e interação entre acadêmicos dos Cursos da Unidade de Jardim de forma harmoniosa, lúdica e prazerosa; suprir as dificuldades acadêmicas no ensino/aprendizagem de Gramática advindos com o contexto pandêmico e atividades remotas oferecendo subsídios e estratégias para o seu ensino; oportunizar momentos de reflexão e prática diante dos fatos da Língua e fatos da Linguagem contribuindo para o aprimoramento e melhoria da qualidade dos cursos de graduação da Unidade de Jardim incentivando processos de inovação na prática educativa, em especial no Curso de Letras; ampliar os espaços de aprendizagem e o uso de recursos e metodologias de ensino integrando disciplinas, módulos e outros componentes curriculares do curso. O Projeto divide-se em duas oficinas independentes – Oficina de Gramática e Resolva suas Dúvidas –, que propiciam a revisão de regras gramaticais da norma culta da Língua Portuguesa para quem deseja aprimorar a produção de textos escritos. Nas aulas, enfatiza-se a Gramática como um instrumento importante na construção de sentidos, já que é ela responsável pela organização dos elementos textuais, de acordo com a intenção comunicativa dos usuários do sistema linguístico. Assim, elencamos os objetivos em cada uma das oficinas como sendo: Para a Oficina de Gramática: oferecer subsídios para o desenvolvimento da competência comunicativa; possibilitar o uso adequado de elementos e regras gramaticais responsáveis pela construção de coesão e coerência textuais; desenvolver o emprego adequado de recursos sintáticos importantes na construção textual, de acordo com o efeito de sentido que se pretende produzir. Em relação à Oficina Resolva suas Dúvidas: revisar a utilização de recursos gramaticais de acordo com a norma culta; propiciar o uso adequado de elementos e regras gramaticais responsáveis pela construção de coesão e coerência textuais, de acordo com o efeito de sentido que se pretende produzir. As atividades da Oficina de Gramática são presenciais, realizadas em sala de aula da Unidade, nas terças e quintas-feiras, contemplando 1 hora e meia de atividades com o público acadêmico e bolsista, totalizando 30 sessões; as atividades da Oficina Resolva Suas Dúvidas são realizadas via Plataforma Digital Google Meet e acontecem nas terças-feiras das 15:00 as 16:30, totalizando 30 sessões. O mesmo conteúdo trabalhado presencialmente é trabalhado na modalidade remota, pois esse momento, conforme o próprio tema, é a Oficina Resolva Suas Dúvidas.

Biografia do Autor

Anailton de Souza GAMA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor em Letras na Linha de Pesquisa Procedimentos de Constituição dos Sentidos do Discurso e do Texto e Área de Concentração Estudos Discursivos e Textuais pela UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE-SP (2016); é Mestre em Letras, Área de Concentração Estudos Linguísticos pela UFMS - Câmpus de Três Lagoas-MS (2009); é Especialista em Literatura Comparada pela UFMS (1999) e possui graduação em Letras com Habilitação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997). Atua como professor das disciplinas de Latim e Língua Portuguesa na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul,/Unidade Universitária de Jardim. Desenvolve projetos de pesquisa, extensão e ensino na instituição em que atua. Participa de Grupos de Pesquisa e Estudos na área. Tem experiência na área de ensino com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes áreas: Análise do Discurso, Semiótica, Linguística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa, Língua Portuguesa, Latim. É pesquisador na área de Linguística geral com destaque para Análise do Discurso, Semiótica e Linguística Aplicada. Possui artigos publicados em revistas especializadas além de capítulos de livros. É docente do PROFLETRAS. Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional. da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-Unidade de Dourados

Guilherme da Silva MACIEL, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Acadêmico do Curso de Letras com Habilitação Português e Inglês da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Unidade Universitária de Jardim. Bolsista de Projeto de Ensino;

Luciene Soares RODRIGUES, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Acadêmica do Curso de Letras com Habilitação Português e Inglês da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Unidade Universitária de Jardim. Bolsista de Projeto de Ensino

Referências

Sem referências.

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

de Souza GAMA, A., da Silva MACIEL, G., & Soares RODRIGUES, L. (2024). LICÕES DE GRAMÁTICA NORMATIVA. ANAIS DO EGRAD, (13). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9865

Edição

Seção

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

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