O MARKETING SOCIAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA OS PROJETOS SOCIAIS EMPRESARIAIS

Autores

  • Carol Torales UEMS
  • Penélope Ortiz Volpato UEMS
  • Carlos Jaelso Albanese Chaves UEMS
  • Cláudio Soerger Zaro UEMS

Palavras-chave:

Ações sociais, Compromisso social, Responsabilidade social

Resumo

A responsabilidade social surgiu nos anos 50 do século passado, nos Estados Unidos, com a publicação do livro a Responsabilidades Sociais do Homem de Negócios e sempre apresentou uma conotação empresarial. No entanto, são múltiplos os conceitos que remetem a responsabilidade social como um compromisso empresarial. Considerando os compromissos das empresas com o social e com a necessidade em atender as necessidades sociais da comunidade interna e externa, vários foram os conceitos apresentados pela teoria e como exemplo temos: Responsabilidade Social Corporativa (RSC), Cidadania Corporativa, Responsabilidade Social Empresarial (RSE), Ética e Responsabilidade Social Organizacional. Para alguns a RSE é aquela em que a organização investe no bem-estar de seus colaboradores e dependentes (responsabilidade social interna) e num ambiente de trabalho saudável, além de preservar o meio ambiente e investir em ações sociais na comunidade (responsabilidade social externa). Contudo, vale destacar que para esse resumo compreende-se a RSE como compromisso organizacional em tomar decisões e atitudes baseadas em princípios morais e éticos, adotando padrões que orientam o comportamento responsável dos gestores organizacionais, onde os interesses privados e econômicos não estão acima dos interesses mais amplos da sociedade, buscando por meio de ações concretas minimizar os problemas sociais que afligem a sociedade, e em um primeiro momento considerando a comunidade interna e a mais próxima e depois a mais distante. Porém, com a adoção da responsabilidade social as organizações e a necessidade de investimentos em projetos e ações sociais permanentes, os administradores perceberam que investir no social pode gerar lucros para as organizações e fomentar os projetos. Considerando o que foi exposto, uma questão se apresenta: de que forma o marketing social pode contribuir para a manutenção de projetos sociais das empresas? Na busca de respostas ao problema de pesquisa, um objetivo foi apresentado: evidenciar a forma em que o marketing social contribui para a manutenção de projetos sociais empresariais. Observa-se que a pesquisa foi realizada por meio de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, apresentando os seguintes resultados: a) o marketing é uma ferramenta que deve estar associada aos princípios e valores organizacionais para atender aos interesses estratégicos da empresa; b) o marketing é uma alternativa para melhorar a imagem da empresa, fidelizar clientes e gerar lucros; c) com o marketing social a organização melhora seus resultados financeiros e econômicos e assim, reinvestem em projetos sociais permanentes. Tais resultados contribuíram para a seguinte proposição: quando a empresa investe em ações sociais permanentes e utiliza as estratégias do marketing social para divulgar suas ações sociais, valoriza sua imagem e melhora os resultados econômicos e desta forma, realiza novos investimentos em projetos sociais. Por outro lado, caso não obtenha retorno positivo, as organizações deixam de investir em projetos de responsabilidade social.

Biografia do Autor

Carol Torales, UEMS

Discente do curso de Ciências Contábeis da UEMS - Ponta Porã

Penélope Ortiz Volpato, UEMS

Discente do curso de Ciências Contábeis da UEMS - Ponta Porã

Carlos Jaelso Albanese Chaves, UEMS

Docente do curso de Ciências Contábeis da UEMS – Ponta Porã

Cláudio Soerger Zaro, UEMS

Docente do curso de Ciências Contábeis da UEMS – Ponta Porã

Referências

Sem referências

Publicado

2024-01-30

Como Citar

Torales, C., Ortiz Volpato, P., Albanese Chaves, C. J., & Soerger Zaro, C. (2024). O MARKETING SOCIAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA OS PROJETOS SOCIAIS EMPRESARIAIS. ANAIS DO EGRAD, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9627

Edição

Seção

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

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