Cartilha de Ciências: uma proposta de ensino interdisciplinar e aprendizagem significativa

Autores

  • Évillyn da Silva Reis Ferreira UEMS
  • Daiane Francine Meinerz UEMS
  • George Brand UEMS

Palavras-chave:

Ensino de química, aprendizagem, interdisciplinaridade

Resumo

Há alguns anos os educadores têm pensado em novas formas de ensino para que os estudantes deixem de ser apenas receptores de informações e passem a fazer parte da construção do conhecimento. Nesse sentido, a teoria da aprendizagem significativa criada por David Ausubel propõe um processo de reorganização da estrutura cognitiva e sugere que o professor leve em consideração o conhecimento que o aluno já traz consigo e que, a partir desse, sejam construídos novos conhecimentos e, assim, um processo cognitivo de maior qualidade. Nesse viés, na escola, a Química é uma das disciplinas consideradas por muitos estudantes como complexa e abstrata, então faz-se necessário trabalhá-la de forma interdisciplinar, já que uma das dificuldades que os estudantes possuem é fazer associações entre diferentes conhecimentos e com o seu dia a dia. Uma alternativa interessante é perceber as relações existentes entre a Biologia e Química, e a importância de trabalhá-las de forma interdisciplinar, sempre levando em consideração o que o aluno já sabe, para ter um melhor aproveitamento da aula. Assim, no presente trabalho foi elaborada uma cartilha, que teve como objetivo contextualizar temas estudados em Química aliados à Biologia, com intuito de facilitar a aprendizagem, e observar se os alunos conseguiram perceber que essas disciplinas se complementam. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa com os alunos do primeiro ano de Licenciatura em Ciências Biológicas, da UEMS, Unidade de Ivinhema. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário do Google forms, com perguntas relacionadas à cartilha. Após a aplicação do questionário, as respostas foram analisadas pelos autores e obtiveram-se os seguintes resultados: i) 50% dos estudantes já haviam percebido que elementos presentes na tabela periódica, como oxigênio (O), hidrogênio (H) e Nitrogênio (N) são essenciais à sobrevivência dos seres vivos; ii) Quando questionados se antes de ter acesso à cartilha, já haviam notado o quanto a Química é importantes para a Biologia e sobre as inúmeras correlações que são abordadas entre as disciplinas, 50% responderam que sim e 50% responderam que não haviam notado; iii) Quanto ao tema interdisciplinaridade, uma aluna respondeu que já havia ouvido falar e descreveu: "Já ouvi na escola, entretanto, a cartilha possibilitou a exemplificação da interdisciplinaridade, isso permite a visualização prática das aplicações físico-químicas na biologia"; iv) Por fim, quando questionados se como futuros professores, consideram importante abordar a interdisciplinaridade com seus alunos, a resposta foi unânime, todos os estudantes responderam que sim. De acordo com os resultados pode-se observar que é importante abordar essas disciplinas de forma interdisciplinar, pois nem sempre os alunos percebem como a Química e a Biologia se complementa desde aspectos da natureza (Meio Ambiente) a especializações fisiológicas do corpo de todos os seres vivos.

Referências

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Publicado

2023-04-04

Como Citar

Ferreira, Évillyn da S. R., Meinerz, D. F., & Brand, G. (2023). Cartilha de Ciências: uma proposta de ensino interdisciplinar e aprendizagem significativa. ANAIS DO EGRAD, (11). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/8796

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE