PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGEM EM NORMAS DE SEGURANÇA E TÉCNICAS BÁSICAS DE LABORATÓRIO

Autores

  • Brenda Rafaela Berto de Santana UEMS
  • Crislaine Ribeiro Françoso UEMS
  • George Brand UEMS

Palavras-chave:

Pandemia, Ensino Médio, Minicurso

Resumo

Dado o contexto de pós-pandemia de Covid-19 e isolamento social, percebeu-se nas escolas públicas uma defasagem no aprendizado e uma grande dificuldade para abordagem de novos conteúdos. O plano de Recomposição da Aprendizagem (RA) presente como disciplina na Escola Estadual Presidente Médici, surge como um conjunto de estratégias e metodologias que visam melhorar o desempenho dos estudantes, trabalhando conteúdos de anos anteriores. As atividades do Programa Residência Pedagógica (PRP) foram então centralizadas dentro da disciplina de RA, área de Ciências da Natureza, com turmas de 2° ano do Ensino Médio. Tendo em vista o espaço físico disponível (laboratório de ciências com vidrarias e equipamentos básicos) e ausência de atividades práticas nos anos anteriores, os residentes elaboraram atividades práticas focadas no tema “Normas de segurança e técnicas básicas de laboratório”. O minicurso foi dividido em quatro aulas, ministradas pelos residentes do PRP, abordando num primeiro momento “Regras e Normas de Segurança”, onde os estudantes aprenderam a ler rótulos de reagentes, como manuseá-los, regras de vestimenta e medidas preventivas. Na sequência, foi apresentado as vidrarias e equipamentos disponíveis para reconhecimento e principais funções. No terceiro momento, aprenderam o uso da balança com atividades de pesagem, além da transferência de líquidos, utilizando pipetas volumétricas/graduadas e proveta. Por fim, foi abordado o tópico “Preparo de Soluções”, com o cálculo e preparo de diferentes concentrações por parte dos alunos, tendo por final um comparativo com as diferentes concentrações preparadas. O objetivo ao se realizar o minicurso, concentrou-se na necessidade de os alunos aprenderem o básico quanto ao uso do laboratório de Química, dado o contexto escolar e estrutura disponível, viu-se a possibilidade de execução. Atividades práticas experimentais desempenham um papel fundamental no ensino médio, pois oferecem aos alunos a oportunidade de vivenciar conceitos teóricos de química na sua forma prática, promovendo uma compreensão mais profunda dos princípios científicos, aqui especificamente, o preparo de diferentes concentrações. Por fim, as atividades realizadas durante o minicurso foram de muita importância para o aprendizado dos alunos, uma vez que puderam aprender técnicas básicas de laboratório de química, como manusear equipamentos, medir substâncias com precisão, além de seguir procedimentos experimentais e observar resultados. O minicurso torna-se assim como uma possibilidade para solidificar os conceitos teóricos, tornando o aprendizado mais tangível e memorável.

Biografia do Autor

Brenda Rafaela Berto de Santana, UEMS

Discente do curso de Licenciatura em Química da UEMS – Naviraí

Crislaine Ribeiro Françoso, UEMS

Discente do curso de Licenciatura em Química da UEMS – Naviraí

George Brand, UEMS

Docente do curso de Licenciatura em Química da UEMS – Naviraí

Referências

Sem referências

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Publicado

2024-01-30

Como Citar

Berto de Santana, B. R., Ribeiro Françoso, C., & Brand, G. (2024). PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGEM EM NORMAS DE SEGURANÇA E TÉCNICAS BÁSICAS DE LABORATÓRIO. ANAIS DO EGRAD, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9622

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA