TEATRO-EDUCAÇÃO DOS AFETOS: AS EXPERIÊNCIAS DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO PANDÊMICO E DIÁLOGOS COM A PERFORMATIVIDADE

Autores

  • Vivianne Corrêa de Souza UEMS
  • Gláucia Vieira Pires de Oliveira UEMS
  • Matheus Vinícius de Sousa Fernandes UEMS
  • Osvanilton de Jesus Conceição UEMS

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Teatro-educação, Performatividade

Resumo

O trabalho em questão, até o momento em processo, busca refletir sobre experiências vivenciadas por mim no programa Residência Pedagógica (RP) em Teatro, desde outubro do ano de 2020, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/UUCG). As experiências colaborativas do RP ocorrem desde o início por via remota, com reuniões/pesquisas semanais por plataforma de vídeo, permanecendo dessa maneira até a escrita do presente trabalho. Foram, e estão em processo as observações no decorrer do RP, as regências via remota, e a preparação de atividades de Teatro para alunas e alunos do Ensino Fundamental, corpos e presenças afetados pelo contexto pandêmico da Covid-19. Diante disso, vejo a necessidade quanto ao tecimento de diálogos possíveis dessas experiências em teatro-educação, de afetos e ao encontro de propostas suscitadas em nossos tempos. Na presente pesquisa, são utilizados como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica e registros dos encontros colaborativos do RP, com abordagem qualitativa, em que busco tecer relações entre teatro-educação, performatividade, e reflexões no atual contexto pandêmico da Covid-19, a partir também do processo colaborativo das experiências decorrentes do RP. Para isso, a pesquisa tem afetos de autores que abordam os estudos da performatividade na educação em arte, autores com seus estudos sobre a performance como revolução dos afetos, questões permeadas da educação sensível e suas possibilidades na performatividade. Ademais, utilizo autoras que refletem a criança como performer no teatro-educação, e que discutem a performatividade na escola, seus limites e possibilidades. Busco aqui, não conclusões estáticas, mas diálogos, reflexões, do teatro-educação de afetos, performatividade, e experiências do RP. Portanto,
almejo estabelecer possibilidades, tecimento de relações, e discussões sobre o assunto em questão, de modo a perceber tudo isso nos afetos e relações em contexto de pandemia.

Referências

Sem referências

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Publicado

2021-12-06

Como Citar

Corrêa de Souza , V., Vieira Pires de Oliveira, G., de Sousa Fernandes, M. V., & de Jesus Conceição, O. (2021). TEATRO-EDUCAÇÃO DOS AFETOS: AS EXPERIÊNCIAS DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO PANDÊMICO E DIÁLOGOS COM A PERFORMATIVIDADE. ANAIS DO EGRAD, 7(10). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/8271

Edição

Seção

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

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