PROPOSTA DE EXPERIMENTO SOBRE CONCEITO DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

  • Daiane Cristina Mariano Alegre
  • Antonio Rogério Fiorucci
  • Alexandre Oliveira de Almeida
  • Priscila Gonçalves Leal

Resumo

Este trabalho teve como objetivo específico demonstrar aos alunos do ensino médio, de forma
operacional, o conceito básico, de condutividade elétrica, em  sólidos e líquidos. O presente
estudo teve como objetivos didáticos: identificar se o experimento em sala de aula facilita a
aprendizagem e despertar um interesse maior dos alunos pela disciplina de Química por meio
da experimentação. A atividade foi desenvolvida com a seguinte seqüência: foi montado o
aparato experimental com os materiais sólidos e soluções aquosas para os alunos do 2° ano do
ensino médio de uma Escola Estadual de Dourados; posteriormente foi feita uma breve
introdução sobre as características da condutividade elétrica em sólidos e líquidos e depois
realizadas as medidas de resistência de cada material sólido e das soluções aquosas, sendo
todas as soluções utilizadas na mesma concentração. A instrumentação adotada se limitava a
um multímetro digital e um circuito com lâmpada, como os quais se media a resistência
elétrica dos materiais sólidos e das soluções e observava-se a intensidade da luz no circuito
elétrico. Por meio de cálculos matemáticos  simples, calculava-se a condutância partir da
resistência, permitindo demonstrar que pode haver condução elétrica mesmo quando a luz não
acende. A execução do experimento foi desenvolvida em aulas regulares. A experiência
didática foi bastante válida,  pois os alunos mostraram-se motivados durante a execução do
experimento e também entendimento dos conceitos envolvidos pela interpretação dos
resultados experimentais.

Downloads

Publicado

2015-04-17

Como Citar

Alegre, D. C. M., Fiorucci, A. R., Almeida, A. O. de, & Leal, P. G. (2015). PROPOSTA DE EXPERIMENTO SOBRE CONCEITO DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA PARA O ENSINO MÉDIO. ANAIS DO EGRAD, 1(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/826

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)