PROPOSTA DE EXPERIMENTO SOBRE CONCEITO DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA PARA O ENSINO MÉDIO

Daiane Cristina Mariano Alegre, Antonio Rogério Fiorucci, Alexandre Oliveira de Almeida, Priscila Gonçalves Leal

Resumo


Este trabalho teve como objetivo específico demonstrar aos alunos do ensino médio, de forma
operacional, o conceito básico, de condutividade elétrica, em  sólidos e líquidos. O presente
estudo teve como objetivos didáticos: identificar se o experimento em sala de aula facilita a
aprendizagem e despertar um interesse maior dos alunos pela disciplina de Química por meio
da experimentação. A atividade foi desenvolvida com a seguinte seqüência: foi montado o
aparato experimental com os materiais sólidos e soluções aquosas para os alunos do 2° ano do
ensino médio de uma Escola Estadual de Dourados; posteriormente foi feita uma breve
introdução sobre as características da condutividade elétrica em sólidos e líquidos e depois
realizadas as medidas de resistência de cada material sólido e das soluções aquosas, sendo
todas as soluções utilizadas na mesma concentração. A instrumentação adotada se limitava a
um multímetro digital e um circuito com lâmpada, como os quais se media a resistência
elétrica dos materiais sólidos e das soluções e observava-se a intensidade da luz no circuito
elétrico. Por meio de cálculos matemáticos  simples, calculava-se a condutância partir da
resistência, permitindo demonstrar que pode haver condução elétrica mesmo quando a luz não
acende. A execução do experimento foi desenvolvida em aulas regulares. A experiência
didática foi bastante válida,  pois os alunos mostraram-se motivados durante a execução do
experimento e também entendimento dos conceitos envolvidos pela interpretação dos
resultados experimentais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.