USO DE VÍDEOS RELACIONADOS AO TEMA VIDROS NO ENSINO MÉDIO: A QUÍMICA EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA E CONTEXTUALIZADA

Autores

  • José Luiz da Silva
  • Aline Ignês Debolêto Leite
  • Cleber Martini
  • Daiane Cristina Mariano Alegre
  • Jéssica Vita Gabana
  • Débora Antonio da Silva
  • Willian Ayala Correa
  • Persiely Pires Rosa
  • Antonio Rogério Fiorucci
  • Bartolina Ramalho Catanante
  • Diane Cristina Araújo Domingos
  • Priscila Gonçalves Leal

Resumo

O presente resumo tem por objetivo descrever uma experiência didática realizada pelos bolsistas do subprojeto de Química do PIBID/UEMS na E.E. Floriano Viegas Machado e na E. E. Presidente Tancredo Neves com um público alvo de 306 alunos do ensino médio do período matutino. Esta experiência refere-se ao uso de vídeos como recurso didático para abordar o tema vidros nas primeiras séries do ensino médio na disciplina Química. A atividade foi desenvolvida em três etapas: planejamento de ensino, exibição e discussão dos vídeos e avaliação. O planejamento foi realizado em reuniões dos bolsistas com coordenador do subprojeto na UEMS e em reuniões de cada equipe de bolsistas com a supervisora responsável nas escolas conveniadas. O resultado do planejamento foi a seleção de três vídeos para exibição, elaboração de questionário avaliativo a ser aplicado aos alunos, um texto de fundamentação teórica para discussão do tema vidros pelos bolsistas e outro texto curto para leitura complementar realizada pelos alunos do ensino médio. A exibição e discussão dos vídeos foram planejadas para serem executadas em 2 horas/aula em cada série. A experiência didática foi avaliada através dos diários de campo e dos relatos dos bolsistas e das professoras supervisoras em reuniões. A avaliação do vídeo como recurso didático ocorreu através da análise dos questionários e dos diários de campo dos bolsistas. A atividade desenvolvida foi uma experiência gratificante aos bolsistas como docente, exigiu o desenvolvimento de habilidades de mediação necessária ao futuro professor, e o recurso vídeo foi considerado motivador no processo ensino-aprendizagem.

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

da Silva, J. L., Leite, A. I. D., Martini, C., Alegre, D. C. M., Gabana, J. V., da Silva, D. A., … Leal, P. G. (2015). USO DE VÍDEOS RELACIONADOS AO TEMA VIDROS NO ENSINO MÉDIO: A QUÍMICA EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA E CONTEXTUALIZADA. ANAIS DO EGRAD, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/813

Edição

Seção

RESUMOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)