USO DE VÍDEOS RELACIONADOS AO TEMA VIDROS NO ENSINO MÉDIO: A QUÍMICA EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA E CONTEXTUALIZADA

José Luiz da Silva, Aline Ignês Debolêto Leite, Cleber Martini, Daiane Cristina Mariano Alegre, Jéssica Vita Gabana, Débora Antonio da Silva, Willian Ayala Correa, Persiely Pires Rosa, Antonio Rogério Fiorucci, Bartolina Ramalho Catanante, Diane Cristina Araújo Domingos, Priscila Gonçalves Leal

Resumo


O presente resumo tem por objetivo descrever uma experiência didática realizada pelos
bolsistas do subprojeto de Química do PIBID/UEMS na E.E. Floriano Viegas Machado e na
E. E. Presidente Tancredo Neves com um público alvo de 306 alunos do ensino médio do
período matutino. Esta experiência refere-se ao uso de vídeos como recurso didático para
abordar o tema vidros nas primeiras séries do ensino médio na disciplina Química. A
atividade foi desenvolvida em três etapas: planejamento de ensino, exibição e discussão dos
vídeos e avaliação. O planejamento foi realizado em reuniões dos bolsistas com coordenador
do subprojeto na UEMS e em reuniões de cada equipe de bolsistas com a supervisora
responsável nas escolas conveniadas. O resultado do planejamento foi a seleção de três vídeos
para exibição, elaboração de questionário avaliativo a ser aplicado aos alunos, um texto de
fundamentação teórica para discussão do tema vidros pelos bolsistas e outro texto curto para
leitura complementar realizada pelos alunos do ensino médio. A exibição e discussão dos
vídeos foram planejadas para serem executadas em 2 horas/aula em cada série. A experiência
didática foi avaliada através dos diários de campo e dos relatos dos bolsistas e das professoras
supervisoras em reuniões. A avaliação do vídeo como recurso didático ocorreu através da
análise dos questionários e dos diários de campo dos bolsistas. A atividade desenvolvida foi
uma experiência gratificante aos bolsistas como docente, exigiu o desenvolvimento de
habilidades de mediação necessária ao futuro professor, e o recurso vídeo foi considerado
motivador no processo ensino-aprendizagem.

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