DESENVOLVENDO A LEITURA: A HORA DO CONTO. QUE HORAS SÃO?

Wildilene Pereira Moreira, Elma Luzia Correa Scarabelli, Gustavo Alberto dos Anjos

Resumo


Saber  ler  não  consiste  apenas  em  passar  os  olhos  em  um  texto  escrito,  mas  adentrar,
estabelecer  um  diálogo  com  o  texto,  ser  protagonista  da  arte  de  ler. Compreender  a  leitura
como  produtora  de  sentido  é  assumir  o  papel  de  negociador,  por meio  do  qual,  é  feito  um
acordo  entre  nossas  leituras  e  o  que  está  posto  no  papel.  Dessa  maneira,  sentir-se
comprometido com o  seu estar no mundo  e com  a  transformação advinda do conhecimento
dos  outros  e  das  coisas.  A  leitura  seja  por  hábito  ou  não,  é  uma  habilidade  de  suma
importância e deve ser medida pela escola até que se torne um hábito indispensável. Cabe ao
educador tornar-se leitor para formar leitores, despertando o prazer da leitura. Nesse sentido,
buscamos  desenvolver  o  projeto  “A  hora  do  conto. Que  horas  são?,  um  trabalho  que  visa
atender aos objetivos que a escola se propõe. O referido projeto, que atende alunos do Ensino
Médio de uma das escolas conveniadas ao PIBID/UEMS, pretende proporcionar aos  alunos
atendidos a segurança e a liberdade de expressão, a ampliação do conhecimento de mundo. a
metodologia  inclui  o  reconhecimento  das  características  do  gênero  „Conto‟,  bem  como  o
desenvolvimento da capacidade de contar uma história.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.