FORMAÇÃO DE GRUPO DE ESTUDOS: ESTRATÉGIA PARA MELHORAR A APRENDIZAGEM DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE HISTÓRIA EM AMAMBAI
Resumo
Por meio do Programa de Monitoria, os acadêmicos que apresentam interesse e bomdesempenho nos cursos de licenciaturas da instituição Universidade Estadual de Mato
Grosso do Sul – UEMS, são incentivados a contribuírem como monitores auxiliando
professores, focando nos colegas com dificuldades na aprendizagem de algumas
disciplinas. Cabe dizer que além da remuneração financeira, foi com o propósito
referido anteriormente que vinculamos ao Programa, dizendo de outra forma,
contribuindo na monitoria da disciplina História do Brasil I. Esta contém os seguintes
eixos temáticos: Brasil Pré-colonial; imaginário europeu na expansão marítima; sistema
colonial e mercado interno; escravidão e resistências; período da mineração; crise do
sistema colonial. Sendo assim, objetivamos formar grupo de estudos intencionando
favorecer na melhoria da aprendizagem dos alunos do segundo ano do curso de História.
Nesse sentido, os participantes do grupo são orientados, inicialmente, de como fazer
bons aproveitamentos das leituras, bem como são estimulados a produzirem
fichamentos e sínteses dos textos programados para debates pelo professor responsável
pela disciplina. Contudo, enfrentamos enormes obstáculos, pois a maioria do público da
unidade é formada por pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho, o que
dificulta a disponibilidade de tempo para participar dos encontros. Podemos inferir
também, que talvez esta seja uma das explicações para a dificuldade de continuidade do
grupo com um número de participante sempre expressivo. Intenciona-se continuar
estimulando a criação de grupos de estudos para melhorar o aproveitamento dos
acadêmicos, mas chegamos a considerar que talvez seja preciso utilizar recursos digitais
para os encontros, o que nos levaria a ter que refletir sobre essas possibilidades.
Downloads
Publicado
2015-03-16
Como Citar
Pavão, P. dos S., & Rocha, M. P. (2015). FORMAÇÃO DE GRUPO DE ESTUDOS: ESTRATÉGIA PARA MELHORAR A APRENDIZAGEM DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE HISTÓRIA EM AMAMBAI. ANAIS DO EGRAD, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/657
Edição
Seção
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS