FORMAÇÃO DE GRUPO DE ESTUDOS: ESTRATÉGIA PARA MELHORAR A APRENDIZAGEM DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE HISTÓRIA EM AMAMBAI

Autores/as

  • Plínio dos Santos Pavão UEMS
  • Marcelo Pereira Rocha UEMS

Resumen

Por meio do Programa de Monitoria, os acadêmicos que apresentam interesse e bom
desempenho nos cursos de licenciaturas da instituição Universidade Estadual de Mato
Grosso do Sul – UEMS, são incentivados a contribuírem como monitores auxiliando
professores,  focando  nos  colegas  com  dificuldades  na  aprendizagem  de  algumas
disciplinas.  Cabe  dizer  que  além  da  remuneração  financeira,  foi  com  o  propósito
referido  anteriormente  que  vinculamos  ao  Programa,  dizendo  de  outra  forma,
contribuindo na monitoria da disciplina História do Brasil I. Esta contém os seguintes
eixos temáticos: Brasil Pré-colonial; imaginário europeu na expansão marítima; sistema
colonial e mercado interno; escravidão e resistências; período da mineração; crise do
sistema colonial. Sendo assim, objetivamos formar grupo de estudos intencionando
favorecer na melhoria da aprendizagem dos alunos do segundo ano do curso de História.
Nesse sentido, os participantes do grupo são orientados, inicialmente, de como fazer
bons  aproveitamentos  das  leituras,  bem  como  são  estimulados  a  produzirem
fichamentos e sínteses dos textos programados para debates pelo professor responsável
pela disciplina. Contudo, enfrentamos enormes obstáculos, pois a maioria do público da
unidade é formada por pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho, o que
dificulta a disponibilidade de tempo para participar dos encontros. Podemos inferir
também, que talvez esta seja uma das explicações para a dificuldade de continuidade do
grupo  com  um  número  de  participante  sempre  expressivo.  Intenciona-se  continuar
estimulando  a  criação  de  grupos  de  estudos  para  melhorar  o  aproveitamento  dos
acadêmicos, mas chegamos a considerar que talvez seja preciso utilizar recursos digitais
para os encontros, o que nos levaria a ter que refletir sobre essas possibilidades.

Publicado

2015-03-16

Cómo citar

Pavão, P. dos S., & Rocha, M. P. (2015). FORMAÇÃO DE GRUPO DE ESTUDOS: ESTRATÉGIA PARA MELHORAR A APRENDIZAGEM DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE HISTÓRIA EM AMAMBAI. ANAIS DO EGRAD, 1(4). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/657

Número

Sección

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS