EXPERIÊNCIA COMO ALUNO-MONITOR NA MATÉRIA DE TEORIA GERAL DO PROCESSO: CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS

Autores

  • Lucas Sanches Tizzo UEMS
  • Elisabeth Maria de Mendonça UEMS

Resumo

O  curso  de  direito  da  Universidade  Estadual  de  Mato  Grosso  do  Sul  possui,  em  sua
grade, a previsão da matéria de Teoria Geral do Processo, que é ministrada no segundo
ano  de  faculdade.  Essa  disciplina  viabiliza  a  possibilidade  de  que  alunos  que  já  a
cursaram,  possa auxiliar o professor titular da matéria trabalhando como aluno-monitor.
Com a aprovação em um processo seletivo feito a partir de critérios estabelecidos em
edital, o monitor tem a possibilidade de passar os conhecimentos que adquiriu para os
colegas que estão cursando a disciplina. O presente trabalho tem por objetivo analisar, a
partir  da  experiência  de  um  aluno-monitor,  as  contribuições  e  as  perspectivas  que  a
oportunidade em ser monitor geraram em sua vida acadêmica, bem como investigar as
contribuições  da  monitoria  nos  estudos  das  pessoas  que  participaram  do  programa.  A
partir  da  análise  da  experiência,  foi  possível  constatar  que  eram  realizados  encontros
semanais entre o monitor e a turma. Nesses encontros  eram propostas atividades como,
por  exemplo,  resolução  de  questões  e,  a  partir  de  um  trabalho  conjunto,  as  dúvidas
surgidas eram  resolvidas. Com isso houveram significativas contribuições tanto para o
monitor  quanto  para  os  alunos  que  participavam  dos  encontros,  pois  os  trabalhos
desenvolvidos  viabilizavam  uma  interação  entre  o  grupo  que  contribuíram  para  a
facilitação  do  diálogo,  bem  como  para  o  aprimoramento  do  conhecimento  construído
em  sala  de  aula.  Além  disso,  havia  interação  entre  o  professor-orientador  e  o  aluno
monitor  em  busca  da  melhor  metodologia  para  o  aprimoramento  dos  graduandos  na
disciplina, objeto do trabalho.

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Publicado

2015-03-16

Como Citar

Tizzo, L. S., & Mendonça, E. M. de. (2015). EXPERIÊNCIA COMO ALUNO-MONITOR NA MATÉRIA DE TEORIA GERAL DO PROCESSO: CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS. ANAIS DO EGRAD, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/656

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS