ESTRATÉGIAS PARTICIPATIVAS PEDAGÓGICAS NA INCLUSÃO ACADÊMICA NO AMBIENTE EDUCACIONAL E SUA RELAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Jéssica Oliveira de Souza UEMS
  • Cristiane Ferrari Bezerra Santos UEMS

Resumo

Este  trabalho  teve  como  objetivo  relatar  a  experiência  acadêmica  como  alunamonitora  voluntária  junto  à  disciplina  de  Seminário  de  Integração  III  onde  se  conta  com  o
auxilio em atividades ligadas a  inclusão  e acessibilidade  de aluno com  deficiência  visual  no
ensino  superior,  e  se  verifica  a  contribuição  da  aluna  monitora  no  auxílio  às  atividades
acadêmicas  dos  alunos  matriculados  na  disciplina  de  Seminário  de  Integração  III,
desenvolvida durante o primeiro semestre de 2014 na Universidade Estadual do Mato Grosso
do  Sul  -  UEMS,  Glória  de  Dourados  -  MS.  Destaca  a  importância  da  monitoria  como  um
meio  de  desenvolver  a  habilidade  técnica  com  o  manuseio  dos  materiais;  obter  um  contato
mais  próximo  com  a  docência,  além  de  rever  os  conteúdos  anteriormente  aprendidos.  O
trabalho  contribui  para  a  reflexão  e  o  fortalecimento  dessas  atividades,  ampliando  os
conhecimentos  e  levando-os  à  socialização.  Na  avaliação  observante  realizada  com  os
acadêmicos, percebe-se  a monitoria como uma atividade indispensável, vindo ao encontro de
suas necessidades de estudo, além de ser um momento de troca de informações, onde tanto  a
monitora quanto os alunos  aprendem.  Concluí-se que a monitoria é uma atividade/mecanismo
eficaz de ensinamento tanto para os acadêmicos em geral quanto  para pessoas especiais, como
os portadores de necessidades especiais visuais, que possibilitou a eles um aprendizado de boa
qualidade.

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Publicado

2015-03-16

Como Citar

Souza, J. O. de, & Santos, C. F. B. (2015). ESTRATÉGIAS PARTICIPATIVAS PEDAGÓGICAS NA INCLUSÃO ACADÊMICA NO AMBIENTE EDUCACIONAL E SUA RELAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ANAIS DO EGRAD, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/655

Edição

Seção

CIÊNCIAS AGRÁRIAS