CONSIDERAÇÕES SOBRE A MONITORIA DA DISCIPLINA DE ECOLOGIA DE INDIVÍDUOS A POPULAÇÕES: INICIAÇÃO A DOCÊNCIA
Resumo
A disciplina Ecologia de Indivíduos a Populações é oferecida aos acadêmicos doterceiro ano do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Unidade de Mundo
Novo/UEMS. Possui carga horária semanal de quatro horas- aula, totalizando, 68 horasaula. A monitoria desta disciplina atende u os alunos em horários regulares ou
previamente agendados, tanto individualmente, como em grupos. Teve o objetivo de
auxiliar o professor n a complexa tarefa do entendimento dos processos envolvidos na
distribuição e abundância das populações e suas interações ecológicas. Este
conhecimento passa pelos estudos do histórico e conceituação da Ecologia, dos
organismos e seu ambiente evolutivo, das condições e recursos disponibilizados pelo
ambiente, da d inâmica de populações e m etapopulações. Nesse sentido é de se esperar a
necessidade de monitor como agente facilitador do ensino- aprendizagem. A monitoria
fo i realizada na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul na unidade de Mundo
Novo, no período de abril a julho de 2014, com carga horária de 8 horas semanais (4
horas de estudo e 4 horas para atendimento aos alunos). Foram elaborados roteiros de
estudos e maquetes de circulação atmosférica. A maioria dos discentes tiraram suas
dúvidas sobre o conteúdo e cumpriram as atividades do roteiro. Assim, muitos
obtiveram êxito de aprendizagem na disciplina. Consideramos a procura pel a alunamonitora satisfatória, visto o baixo contigente de alunos matriculados na disciplina. A
monitora seguiu as orientações da professora da referida disciplina e sanou as dúvidas
de alunos sobre o conteúdo ministrado. Nesse contexto, a monitora foi fundamental para
o bom desenvolvime nto das atividades inerentes desta disciplina e tornou- se elo entre
professor e alunos, além de, fortal ecer seus conhecimentos ecológicos.
Downloads
Publicado
2015-04-08
Como Citar
Anjos, A. C. P. dos, & Kashiwaqui, E. A. L. (2015). CONSIDERAÇÕES SOBRE A MONITORIA DA DISCIPLINA DE ECOLOGIA DE INDIVÍDUOS A POPULAÇÕES: INICIAÇÃO A DOCÊNCIA. ANAIS DO EGRAD, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/647
Edição
Seção
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE