CONSIDERAÇÕES SOBRE A MONITORIA DA DISCIPLINA DE ECOLOGIA DE INDIVÍDUOS A POPULAÇÕES: INICIAÇÃO A DOCÊNCIA

Autores/as

  • Aline Cristina Paulino dos Anjos UEMS
  • Elaine Antoniassi Luiz Kashiwaqui UEMS

Resumen

A  disciplina  Ecologia  de  Indivíduos  a  Populações  é  oferecida  aos  acadêmicos  do
terceiro  ano  do  curso  de  licenciatura  em  Ciências  Biológicas  da  Unidade  de  Mundo
Novo/UEMS. Possui carga horária semanal de  quatro horas- aula, totalizando,  68  horasaula.  A  monitoria  desta  disciplina  atende u   os  alunos  em  horários  regulares  ou
previamente  agendados,  tanto  individualmente,  como  em  grupos.  Teve  o  objetivo  de
auxiliar o professor  n a complexa tarefa  do  entendimento dos  processos envolvidos  na
distribuição  e  abundância  das  populações  e  suas  interações  ecológicas.  Este
conhecimento  passa  pelos  estudos  do  histórico  e  conceituação  da  Ecologia,  dos
organismos e seu ambiente  evolutivo, das condições  e recursos disponibilizados pelo
ambiente, da d inâmica de populações e m etapopulações. Nesse sentido é de se esperar a
necessidade de  monitor  como agente  facilitador do  ensino- aprendizagem.  A  monitoria
fo i   realizada  na Universidade  Estadual de Mato Grosso do Sul  na  unidade de Mundo
Novo, no período de abril a julho de 2014, com carga  horária de 8 horas semanais (4
horas de estudo e 4 horas para atendimento aos alunos).  Foram   elaborados roteiros de
estudos  e  maquetes  de  circulação  atmosférica.  A  maioria  dos  discentes  tiraram  suas
dúvidas  sobre  o  conteúdo  e  cumpriram  as  atividades  do  roteiro.  Assim,  muitos
obtiveram  êxito  de  aprendizagem  na  disciplina.  Consideramos  a  procura  pel a  alunamonitora  satisfatória, visto o baixo contigente de alunos  matriculados na disciplina.  A
monitora seguiu as orientações da professora da referida disciplina e sanou as dúvidas
de alunos sobre o conteúdo ministrado. Nesse contexto, a  monitora  foi   fundamental para
o bom desenvolvime nto das atividades  inerentes  desta disciplina e tornou- se  elo entre
professor e alunos, além de,  fortal ecer seus conhecimentos ecológicos.

Publicado

2015-04-08

Cómo citar

Anjos, A. C. P. dos, & Kashiwaqui, E. A. L. (2015). CONSIDERAÇÕES SOBRE A MONITORIA DA DISCIPLINA DE ECOLOGIA DE INDIVÍDUOS A POPULAÇÕES: INICIAÇÃO A DOCÊNCIA. ANAIS DO EGRAD, 1(4). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/647

Número

Sección

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE