A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA

Autores

  • Lucia Aparecida Vieira O. Teixeira UEMS
  • Maria José de Jesus Alves Cordeiro UEMS

Resumo

A  monitoria tem  várias perspectivas  e uma delas  é o crescimento acadêmico.
A  aluna  monitora pode escolher entre  uma entre  as disciplinas    já cursadas  de comum
acordo com o docente que a ministra. No  nosso caso, a escolha foi pela Psicologia da
Educação  I  do  primeiro  ano  do  curso  de  Pedagogia,  pois  curso   o  terceiro  ano.    A
disciplina  tem  como  objetivos  reconhecer  a  Psicologia  da  Educação  como  aporte
teórico-prático e científico para a formação do professor e conhecer as principais teorias
do desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social nas diferentes fases da vida  da
criança e do adolescente. A  monitoria envolve assessorar a professora da disciplina com
atividades    de pesquisa de    textos, vídeos,    e referenciais sobre  as unidades em estudo;
elaboração de resumos e slides  para aulas da docente, exigindo   da monitora  a seleção
de  textos  e  leituras  de  modo  a  ser  capaz  de  elaborar,  por  exemplo,  os  slides  sobre  o
assunto  em  estudo.  Cabe  ainda  desenvolver  atividades  para  auxiliar  acadêmicos  com
dificuldades  na  disciplina.  A  monitoria  teve  inicio  em  abril  e  encontra-se  em
andamento.  A  monitoria  tente  a  ampliar  os  conhecimentos  da  monitora,  pois  é  uma
forma  de  estudar  e  também  exercitar  os  conhecimentos  já  conquistados,  bem  como,
abrir novos horizontes, além de propiciar  crescimento e amadurecimento nessa fase de
vida acadêmica.  A monitoria na área da Psicologia da Educação  I abriu  caminhos para
estudos mais aprofundados sobre teorias  do desenvolvimento e da aprendizagem,  sobre
a  psicologia,  seus  percussores  e   métodos  e   as  formas  de  interação  que  propiciam  o
ensino e  a  aprendizagem    da criança.  Cabe  a aluna   monitora se preparar por  meio de
estudos e pesquisas  para que    haja mais aproveitamento  tanto de sua parte quanto dos
demais  alunos  e  alunas  dos  processos  de    ensino  aprendizagem  na  formação  como
pedagoga ou pedagogo.

Downloads

Publicado

2015-03-17

Como Citar

Teixeira, L. A. V. . O., & Cordeiro, M. J. de J. A. (2015). A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA. ANAIS DO EGRAD, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/636

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS